Salários de mais de cem milhões… Saiba quem são os CEO mais bem pagos do mundo

Chad Richison, da Paycom, é o CEO mais bem pago do mundo, com um rendimento anual superior a 200 milhões de dólares, seguido de Amir Dan Rubin (1Life Healthcare) e John Legere (T-Mobile).

A Apple, a Microsoft e a Amazon têm disputado o título de cotada mais valiosa do mundo. Jeff Bezos, CEO da Amazon, Elon Musk, CEO da Tesla, e Bernardo Arnault, presidente e diretor executivo da LVMH, são os homens mais ricos.

Mas, quando o tema é o CEO mais bem pago do mundo, estas gigantes tecnológicas e multimilionários não constam, pelo menos, do top 10. Lideram o ranking elaborado pelo The New York Times (acesso pago, conteúdo em inglês) os gestores da Paycom, 1Life Healthcare e T-Mobile. Ao todo, os três CEO arrecadaram 547,38 milhões de dólares em 2020, o equivalente a cerca de 463,43 milhões de euros.

E há mais de 172 milhões de dólares (145 milhões de euros) a separar o número 1 da lista, Chad Richison, CEO da Paycom, e o número 10, Robert Bakish, CEO da ViacomCBS.

Outro dado que salta à vista é que o top 10 é praticamente composto na totalidade por companhias americanas. São nove em dez. Apenas a T-Mobile, que ocupa o terceiro lugar do ranking, e também a sexta posição, tem sede na Alemanha, ainda que os seus líderes sejam americanos.

Há muito pouca diversidade geográfica e nenhuma diversidade em termos de género, uma vez que os dez CEO destacados são homens.

Paycom, 1LifeHealthcare e T-Mobile “enchem os bolsos” dos seus líderes

O primeiro lugar do top 10 é ocupado por Chad Richison, que recebeu 211,13 milhões de dólares (178,75 milhões de euros) no ano passado para recompensar as funções exercidas na Paycom. Richison fundou em 1998 a empresa, pioneira na automatização dos processos de processamento salarial e recursos humanos. Atualmente, a companhia tem 31.000 clientes, o que se traduz em cerca de cinco milhões de perfis individuais.

No segundo lugar desta lista está o CEO da 1Life Healthcare, Amir Dan Rubin, com um salário de 199,05 milhões de dólares, o equivalente a 168,52 milhões de euros. O gestor acumula ainda o cargo de chairman e tem todo um percurso profissional fortemente ligado à área da saúde.

John Legere, antigo CEO da T-Mobile, recebeu 137,2 milhões de dólares (116,16 milhões de euros) no ano passado, tornando-o o terceiro CEO mais bem pago do mundo. Mas a empresa consta, novamente, da lista, graças ao atual CEO Mike Sievert, que ocupa o sexto lugar. O novo líder assumiu o cargo em maio do ano passado, ao mesmo tempo que a operadora aprovou a fusão com a Sprint, e viu os seus rendimentos aumentarem para 54,91 milhões de dólares, cerca de 46,49 milhões de euros.

Os quarto e quinto lugares pertencem a Larry Culp, CEO da General Electric, e Chris Nassetta, CEO da Hilton, respetivamente. Enquanto o líder da General Electric ganhou 73,19 milhões de dólares (62,54 milhões de euros) no ano passado, o gestor da rede de hotéis e resorts embolsou 55,87 milhões de dólares (47,30 milhões de euros).

Liberty Media, Netflix e ViacomCBS são as restantes empresas que compõem o top 10 dos CEO mais bem pagos do mundo, com base nos rendimentos auferidos no ano passado.

Conheça a lista completa do The New York Times:

  1. Chad Richison | Paycom | 211,12 milhões de dólares (178,75 milhões de euros)
  2. Amir Dan Rubin | 1Life Healthcare | 199,05 milhões de dólares (168,52 milhões de euros)
  3. John Legere | T-Mobile | 137,2 milhões de dólares (116,16 milhões de euros)
  4. Larry Culp | General Electric | 73,19 milhões de dólares (62,54 milhões de euros)
  5. Chris Nassetta | Hilton |55,87 milhões de dólares (47,30 milhões de euros)
  6. Mike Sievert | T-Mobile | 54,91 milhões de dólares (46,49 milhões de euros)
  7. Greg Maffei | Liberty Media | 47,12 milhões de dólares (39,84 milhões de euros)
  8. Reed Hastings | Netflix | 43,23 milhões de dólares (36,6 milhões de euros)
  9. Ted Sarandos | Netflix | 39,32 milhões de dólares (33,29 milhões de euros)
  10. Robert Bakish | ViacomCBS | 38,97 milhões de dólares (32,99 milhões de euros)

Quais são os hotéis mais caros do país? Quem são as personalidades mais influentes no TikTok? E os gestores mais bem pagos da nossa bolsa? De segunda a sexta-feira, todos os dias há um ranking para ver aqui no ECO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salários de mais de cem milhões… Saiba quem são os CEO mais bem pagos do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião