Robinhood vira “meme stock” e dispara mais de 80% em bolsa

A corretora preferida dos investidores do Reddit esteve a ganhar mais de 80% em bolsa esta quarta-feira. Será, ela própria, uma "meme stock"?

A aplicação de trading que popularizou a expressão “meme stocks” está em vias de se tornar, ela própria, numa meme stock. As ações da Robinhood estiveram a disparar mais de 80% na sessão desta quarta-feira, alcançando os 85 dólares cada uma.

Durante a sessão, a negociação dos títulos foi interrompida várias vezes pelo mecanismo de circuit breaker da bolsa, que suspende as transações quando há subidas ou descidas muito acentuadas. Os ganhos atenuaram-se entretanto e os títulos trocam de mãos a menos de 60 dólares, ainda assim, uma avanço superior a 22% face à sessão de terça-feira.

As ações da Robinhood chegaram a 29 de julho à bolsa, estrando-se com uma queda de quase 40%, mas têm valorizado de forma expressiva desde então. Esta semana, acumulam uma subida de 62,22%, com uma liquidez em constante crescimento: mais de 70 milhões de ações tinham trocado de mãos em pouco mais de uma hora de negociação esta quarta-feira.

A Robinhood foi pioneira no lançamento de contas de títulos sem comissões, o que espoletou uma nova corrida dos investidores do retalho aos mercados de capitais. A empresa gera receitas através da venda das ordens dos clientes aos market makers, um negócio pouco transparente e conhecido por payment for order flow, que está sob escrutínio do Congresso dos EUA.

Ainda assim, a empresa é a corretora preferida dos pequenos investidores do Reddit, que se congregam no controverso fórum online r/WallStreetBets. O fenómeno ganhou expressão com a subida desenfreada das ações da GameStop no início deste ano, considerada por estes uma meme stock.

Desde então, o termo tem sido aplicado a ações muito transacionadas por investidores de retalho e sujeitas a grande volatilidade. A Robinhood não tem presença em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Robinhood vira “meme stock” e dispara mais de 80% em bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião