Portugal incluído pela primeira vez em relatório sobre sustentabilidade

  • Carolina Bento
  • 5 Agosto 2021

Apesar da pandemia, a vontade de ser mais sustentável persistiu, concluiu o relatório do ano passado. Mas os consumidores precisam de ajuda na hora de fazer escolhas.

Portugal vai estar incluído, pela primeira vez, no relatório ‘Healthy & Sustainable Living’ (H&SL), a partir da parceria entre GlobeScan, uma multinacional, e a NBI – Natural Business Intelligence, uma consultora portuguesa.

Este relatório engloba a opinião de consumidores oriundos de 30 países nos cinco continentes e “é o mais extensivo a nível mundial na aferição das perceções e comportamentos dos cidadãos no que toca às preocupações ambientais, económicas e sociais”, bem como “barreiras respeitantes à adoção de uma vida mais saudável e sustentável”, diz a GlobalScan, em comunicado.

O H&SL teve início em 2019 para apoiar organizações (empresas, governos, ONG’s, etc.) a incentivar os consumidores a adotar hábitos sustentáveis a nível ambiental e encontrar respostas para o “fosso” que existe entre a vontade de mudar comportamentos, os obstáculos que existem e a forma medidas a nível organizacional podem ajudar a ultrapassá-los. A edição do ano passado concluiu que, apesar da pandemia, a vontade de ser mais sustentável persistiu, mas os consumidores precisam de ajuda na hora de fazer escolhas.

A Geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2010) é mais suscetível de melhorar os seus hábitos e ter uma preocupação cada vez maior com a sustentabilidade e o meio ambiente do que gerações como a dos chamados ‘Baby Boomers’ (população que nasceu entre 1945 e 1964). Ainda assim, as organizações podem apoiar todas as gerações ao apresentarem produtos sustentáveis a preços acessíveis, principalmente num ano que afetou a economia e as finanças pessoais como 2020.

Os resultados referentes a este ano vão ser divulgados em setembro e incluem “o inquérito a mil cidadãos adultos em território nacional”, num total de 30 mil em todo o mundo, refere a GlobeScan. O objetivo deste relatório anual é ser “o principal barómetro para que as empresas, marcas e organizações possam acompanhar a razão de ser e tendências dos comportamentos dos portugueses no que toca às áreas do Ambiente e da Sustentabilidade”, afirma Luís Rochartre Álvares, partner da NBI. A edição do H&SL de 2021 é patrocinada, em Portugal, pela EDP e pela AGEAS.

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