André Ventura infetado com covid-19. Fica em confinamento, pelo menos, até dia 18

O líder do Chega teve dois testes antigénio positivos e vai realizar um PCR para confirmação. Se for positivo, terá de ficar, pelo menos, dez dias em confinamento obrigatório. Não está vacinado.

André Ventura testou positivo para a covid-19 em dois testes antigénio, avança o Correio da Manhã. O presidente do Chega encontra-se em isolamento e irá fazer um teste PCR para confirmação do diagnóstico, por indicação da DGS.

O também candidato à Assembleia Municipal de Moura, que iria de férias em breve, disse àquele diário não ter quaisquer sintomas da doença e suspendeu o trabalho político previsto. “Neste sentido, toda a agenda política foi cancelada para os próximos dias e deverá ser o vice presidente António Tanger a assumir a minha representação nos casos estritamente necessários”, afirmou André Ventura ao Correio da Manhã, numa declaração escrita.

Segundo a SIC Notícias, o líder do Chega não tomou ainda qualquer vacina contra o novo coronavírus. Ao Observador, o deputado único fez os testes antigénio após ter conhecimento de um contacto positivo na sexta-feira à noite, dia de uma manifestação do partido.

De acordo com as normas da Direção-geral de Saúde, as pessoas com infeção confirmada por SARS-CoV-2 que sejam assintomáticas à data do diagnóstico têm indicação para vigilância clínica e isolamento no domicílio. Estando confirmada a infeção é determinado o confinamento obrigatório pela Autoridade de Saúde territorialmente competente.

O tempo de isolamento é contado a partir da data de realização do teste laboratorial (PCR) que confirmou o diagnóstico nas pessoas assintomáticas e desde o dia de início dos sintomas, nas pessoas sintomáticas. A partir daí contam-se 10 dias, seja nas pessoas assintomáticas, seja nas que desenvolvem doença ligeira ou moderada. O prazo sobe para 20 dias nas pessoas que desenvolvem doença grave. Cumprindo-se os critérios de melhoria clínica, a alta é dada sem necessidade de novo teste laboratorial.

Se André Ventura fizer o teste PCR este domingo, terá de permanecer em confinamento obrigatório pelo menos até dia 18, caso se confirme a infeção. Se o teste der negativo, terá de ficar em isolamento durante 14 dias por ter estado com um contacto de risco.

O Ministério Público acusou na terça-feira o ex-candidato presidencial do crime de desobediência civil simples por ter organizado um jantar-comício, no âmbito da campanha eleitoral em Braga, durante o estado de emergência, em janeiro. O líder do Chega ficou sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência, de acordo com o inquérito da Procuradoria da República da Comarca de Braga, datado de 28 de julho, citado pela Lusa.

(Notícia atualizada às 17h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

André Ventura infetado com covid-19. Fica em confinamento, pelo menos, até dia 18

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião