Ventura teve a subvenção mais alta nas Presidenciais e Marcelo foi quem menos recebeu

  • ECO
  • 22 Julho 2021

Dos três candidatos com direito a subvenção, André Ventura foi quem recebeu o montante mais elevado, ao passo que Marcelo Rebelo de Sousa foi quem recebeu menos. No total, foram pagos 302.333 euros.

As últimas eleições presidenciais foram as mais baratas para os cofres do Estado desde que as contas são auditadas. Dos três candidatos com direito a subvenção, André Ventura foi quem recebeu o montante mais elevado ao passo que Marcelo Rebelo de Sousa foi quem recebeu menos, revela o Diário de Notícias (acesso pago).

O líder do Chega, que ficou em terceiro lugar nas Presidenciais 2021, foi quem teve direito a uma subvenção pública mais elevada, totalizando 146.072 euros, segundo os dados da secretaria-geral da Assembleia da República. Segue-se Ana Gomes que recebeu 132.434 euros. Com um montante, bem inferior ficou Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República, que venceu o escrutínio eleitoral por larga margem (com 60,7% dos votos), recebeu 23.826 euros, ou seja, uma diferença de mais de 122 mil euros face a André Ventura.

No total, as subvenções pagas pela Assembleia da República acenderam a 302.333 euros, montante muito inferior ao teto fixado em 3,5 milhões disponíveis para este efeito. Todos os outros candidatos às presidenciais não receberam qualquer apoio público, dado que a lei impõe uma barreira mínima de 5% dos votos para ter acesso à subvenção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ventura teve a subvenção mais alta nas Presidenciais e Marcelo foi quem menos recebeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião