Portugal atinge meta de 70% da população com a primeira dose da vacina contra a Covid

Portugal atingiu esta sexta-feira a meta de ter 70% da população portuguesa do território continental com, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19, anunciou o Ministério da Saúde.

Portugal atingiu esta sexta-feira a meta de ter 70% da população portuguesa do território continental com, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19, anunciou o Ministério da Saúde, em comunicado. Este marco foi alcançado dois dias antes do previsto, já que era apontado para 8 de agosto.

“O objetivo de ter 70% da população de Portugal continental vacinada contra a Covid-19, com pelo menos uma dose, foi hoje [sexta-feira, 6 de agosto] atingido, antes ainda da data inicialmente prevista“, revelou o Ministério da Saúde, em comunicado.

Nesse contexto, a tutela liderada por Marta Temido adianta ainda que já foram administradas “cerca de 12,1 milhões de vacinas” contra a Covid-19 em território continental, “que permitiram vacinar, com pelo menos uma dose, mais de 6,9 milhões de pessoas, das quais à volta de 6,2 milhões já têm o esquema vacinal completo”.

Não obstante, o Ministério da Saúde salienta que se nos centrarmos na população com idade igual ou superior a 16 anos a cobertura vacinal é ainda mais abrangente, estimando-se que “cerca de 82%” tenha já tomado a primeira dose da vacina, dos quais “75% já terão a vacinação completa”.

A propósito deste “marco muito importante”, o primeiro-ministro publicou no Twitter um vídeo, no qual considera que este é um “passo decisivo” até porque a vacinação é “condição fundamental” para um eventual regresso à normalidade, mas lembra que a pandemia não acabou. “O vírus continua entre nós”, salienta António Costa.

Face à rápida disseminação da variante Delta, desde o início de julho houve um esforço para acelerar a vacinação contra a Covid-19, tendo-se chegado a administrar cerca de 158 mil vacinas por dia. Atualmente, o ritmo de vacinação está ligeiramente mais baixo “com uma média acima das 80 mil vacinas administradas por dia“, mas o gabinete de Marta Temido estima que esse ritmo “possa vir a ser acelerado durante o mês de agosto, graças a uma maior disponibilidade de vacinas”, lê-se na nota. Só para este mês, Portugal vai receber 1,2 milhões de doses de vacinas adicionais, às quais se vão juntar outras 1,6 milhões de doses inicialmente previstas.

A 10 de julho, o Ministério da Saúde anunciou que 70% da população adulta já tinha sido vacinada com uma dose da vacina. Dezassete dias depois, mais precisamente a 27 de julho, era a vez da União Europeia (UE) atingir o mesmo marco.

No último mês, Portugal tem-se destacado entre os países europeus na dianteira da vacinação, contudo, nem sempre o ritmo de vacinação esteve tão elevado. O plano de vacinação contra a Covid arrancou a 27 de dezembro, no entanto, a escassez de vacinas e a falha nos prazos de entregas dificultaram o decurso do plano, pelo numa fase inicial os mais idosos e, consequentemente, mais vulneráveis à doença, bem como os profissionais envolvidos no combate à pandemia foram prioritários na vacinação. Nesse contexto, Portugal demorou seis meses até ter metade da população com a primeira dose da vacina contra a Covid, meta que foi alcançada a 29 de junho.

(Notícia atualizada pela última vez às 19h58)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal atinge meta de 70% da população com a primeira dose da vacina contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião