Novo recorde na vacinação: 158 mil vacinas dadas num só dia

Portugal administrou cerca de 158 mil vacinas contra a Covid-19 esta quinta-feira, um novo recorde no processo de vacinação dos portugueses.

O ritmo de vacinação continua a acelerar em Portugal e foi batido um novo recorde. Esta quinta-feira, o país administrou “cerca de 158.000” vacinas, um máximo desde que arrancou o programa no final do ano passado, revelou fonte oficial da task force.

Em comunicado enviado aos jornalistas, a task force enaltece o marco, referindo que “só foi possível com a compreensão e paciência de todos os utentes e o profissionalismo e a entrega dos profissionais dos centros de vacinação que dão, diariamente, o seu melhor“.

Nesse contexto, a entidade liderada por Henrique Gouveia e Melo destaca ainda que já foram vacinadas “mais de 611 mil pessoas em apenas 4 dias”, tal como era a estimativa apontada. Face à rápida disseminação da variante Delta, a task force decidiu acelerar o processo de vacinação contra a Covid-19.

Ao ritmo atual, e de acordo com a estimativa mais recente apresentada por Gouveia e Melo, poderá ser possível chegar à meta de 70% das pessoas com pelo menos uma dose no arranque de agosto. A meta dos 85%, apontando como a que permite a imunidade de grupo à luz das novas variantes do vírus, pode ser alcançada em “meados de setembro”. A variante Delta, associada à Índia e que se estima ser cerca de 60% mais transmissível que o vírus original, é já responsável por 70% dos novos casos identificados em território nacional.

Em Portugal, há já mais de 5,7 milhões de portugueses vacinados com uma dose da vacina (o que representa 56% da população), dos quais mais de 3,7 milhões de cidadãos já completaram o processo de vacinação (36% da população), de acordo com o último relatório divulgado na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

(Notícia atualizada às 11h37)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo recorde na vacinação: 158 mil vacinas dadas num só dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião