Portugal já administrou nove milhões de doses de vacinas contra a Covid

Desde que arrancou a campanha de vacinação, Portugal já administrou nove milhões de doses de vacinas contra a Covid, segundo revelou esta segunda-feira o Serviço Nacional de Saúde no Twitter.

Portugal já ultrapassou a fasquia das nove milhões de doses de vacinas administradas contra a Covid-19, segundo revelou esta segunda-feira o Serviço Nacional de Saúde (SNS) através de uma publicação no Twitter.

 

Se até agora, Portugal estava a administrar cerca de 100 mil vacinas por dia, a task force vai acelerar a vacinação durante as próximas duas semanas. Tendo em conta a rápida disseminação da variante Delta da Covid-19, a entidade pretende inocular até 140 mil doses por dia, pelo que a meta é chegar às 850 mil inoculações por semana. Não obstante, o organismo liderado por Henrique Gouveia e Melo alerta que aceleração vai “aumentar imenso a pressão” sobre os centros, pelo que se espera um aumento do tempo de espera nos centros de vacinação.

Ao ritmo atual, e de acordo com a estimativa mais recente apresentada por Gouveia e Melo, poderá ser possível chegar à meta de 70% das pessoas com pelo menos uma dose no arranque de agosto. A meta dos 85%, apontando como a que permite a imunidade de grupo à luz das novas variantes do vírus, pode ser alcançada em “meados de setembro”. A variante Delta, associada à Índia e que se estima ser cerca de 60% mais transmissível que o vírus original, é já responsável por 70% dos novos casos identificados em território nacional.

Em Portugal, há já mais de 5,3 milhões de portugueses vacinados com uma dose da vacina (o que representa 52% da população), dos quais mais de 3,2 milhões de cidadãos já completaram o processo de vacinação (32% da população), de acordo com o último relatório divulgado na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal já administrou nove milhões de doses de vacinas contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião