Swiss Re: mortalidade por Covid-19 causou prejuízo no resseguro de Vida e saúde

  • ECO Seguros
  • 9 Agosto 2021

A mortalidade causada pelo novo coronavírus já pesa mais de 800 milhões de dólares nas contas da maior resseguradora mundial, resultando em prejuízo de 119 milhões no resseguro Vida e saúde até junho.

A Swiss Re apresentou 20,8 mil milhões de dólares de receita consolidada no primeiro semestre (+7,6 em comparação com igual período de 2020 ou +3,2% se excluído o efeito de variações cambiais), faturação que engloba valor líquido de prémios adquiridos e taxas. O semestre terminou com lucro de 1,05 mil milhões de dólares (ou 1,7 mil milhões de dólares excluindo perdas relacionadas com Covid-19).

Com a carteira de contratos “estabilizada em 16 mil milhões dólares” e os preços das renovações a subirem 4% até junho, o resseguro P&C (Bens e Acidentes), cresceu 8,9% em prémios, para 10,5 mil milhões, terminando o semestre com resultado líquido de 1,2 mil milhões de dólares.

Contabilizando 510 milhões de custos associados a catástrofes naturais, o rácio combinado do negócio não-Vida (riscos gerais) vem calculado em 94,5%, contra 115,8% um ano antes, uma melhoria explicada por “rigor na função subscrição e melhoria de margens.”

No mesmo comunicado, a Swiss Re antecipa que as cheias na Europa e as perturbações de ordem pública na África do Sul irão pesar negativamente nas contas do terceiro trimestre.

No resseguro L&H (Vida, Saúde e doença), embora esperando que a progressão da vacinação atenue as perdas com sinistralidade (mortes) causada pela Covid-19 a companhia apresentou prejuízo líquido de 119 milhões de dólares no final de junho. No entanto, revela declínio assinalável no impacto global da pandemia sobre o consolidado (870 milhões, contra 2,5 mil milhões de dólares no 1º semestre de 2020).

Excluindo perdas de 810 milhões especificamente associada à mortalidade originada pela pandemia, o resultado do negócio L&H Re teria alcançado cerca de 520 milhões de dólares positivos no primeiro semestre de 2021. Quanto à evolução operacional, o volume líquido de prémios adquiridos aumentou 12,6%, em variação homóloga, até aos 7,5 mil milhões de dólares.

A unidade Corporate Solutions, especialista em soluções para médias e grandes empresas, cresceu 3,3% em prémios, alcançando receita semestral de 2,6 mil milhões de dólares e a terminar o semestre com rácio combinado de 92,7%, confortável para fechar o ano abaixo dos 97% definidos como meta de eficiência este ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Swiss Re: mortalidade por Covid-19 causou prejuízo no resseguro de Vida e saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião