Custos de construção de habitação nova cresceram 6,5% em junho

  • Lusa
  • 10 Agosto 2021

Este aumentou foi provocado pelo crescimento dos preços com materiais que, tal como o custo de mão-de-obra, apresentou uma variação de 6,5% em relação a junho do ano passado.

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 6,5% em junho, em termos homólogos, um crescimento de 0,4 pontos percentuais face ao mês anterior, sobretudo devido à subida dos preços dos materiais, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Em junho, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 6,5% em termos homólogos, mais 0,4 pontos percentuais (p.p.) face ao observado no mês anterior. Este perfil deveu-se à aceleração (0,8 p.p.) dos preços dos materiais. O preço dos materiais e o custo da mão-de-obra apresentaram, ambas, variações de 6,5% face ao período homólogo”, indicou o instituto, num comunicado.

Índice de Custos de Construção de Habitação Nova

Fonte: INE, Dados: junho 2018 – junho 2021 (2015 = 100)

De acordo com o INE, a taxa de variação mensal do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) foi de 1,0% em junho, tendo o custo dos materiais aumentado 0,5% e o custo da mão-de-obra 1,7%.

“As componentes mão-de-obra e materiais contribuíram com 0,3 e 0,7 p.p., respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN”, disse o instituto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custos de construção de habitação nova cresceram 6,5% em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião