Desaceleração da inflação dá novos recordes a Wall Street
O S&P 500 e o Dow Jones baterem recordes pelo segundo dia consecutivo. Investidores mais tranquilos com dados da inflação, que retiram pressão à Fed sobre eventuais subidas nas taxas de juros.
As bolsas norte-americanas encerraram a sessão com fortes ganhos, após os dados da inflação nos Estados Unidos terem demonstrado um ritmo de crescimento mais moderado em julho, o que veio retirar alguma pressão à Fed sobre eventuais subidas nas taxas de juros diretores.
O índice de referência S&P 500 somou 0,24%, para 4.447.60 pontos, enquanto o industrial Dow Jones valorizou 0,62%, para 35.482,29 pontos. Este dois índices voltam a bater recordes de fecho, pelo segundo dia consecutivo. Em contrapartida, o tecnológico Nasdaq cedeu 0,15%, para 14.766,01 pontos.
Nesta sessão, o sentimento positivo dos investidores foi impulsionado pelos dados da inflação. O índice de preços ao consumidor (IPC) aumentou 0,5% em julho, depois de ter subido 0,9% em junho, segundo os dados divulgados pela esta quarta-feira pelo Departamento do Trabalho norte-americano, citados pela Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês).
Esta foi a maior descida mensal em 15 meses, sendo que este recuo poderá sinalizar que a inflação terá atingido o seu pico, o que vem retirar alguma pressão sobre eventuais subidas nas taxas de juros diretores. No acumulado dos 12 meses terminados em julho, a taxa de inflação avançou 5,4%, continuando no nível mais elevado desde 2008.
Este indicador estava a ser aguardado com grande expectativa, dado que tem acompanhado de perto pela Reserva Federal norte-americana para calibrar os instrumentos de política monetária.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Desaceleração da inflação dá novos recordes a Wall Street
{{ noCommentsLabel }}