Supermercados usam a cerveja para evitar desperdícios

Continente e Aldi lançam duas cervejas que têm por base a economia circular. A Sovina 500 Cherry Sour é feita através do excedente de cerejas e a Bread Beer da Aldi a partir de sobras de pão.

A nível mundial são desperdiçados 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos todos os anos. Com a missão em mente de combater o desperdício alimentar, o Continente e a Aldi acabaram de lançar duas cervejas que têm como objetivo usar os excedentes da produção. O Continente acabou de lançar a Sovina 500 Cherry Sour que é feita através do excedente de cerejas, enquanto o Aldi apostou na Bread Beer, uma cerveja feita a partir de sobras de pão das suas lojas.

Para além deste novo lançamento, o Continente já comercializa a cerveja artesanal Vadia, também ela feita com as sobras do pão, e que assumiu como a primeira do género produzida no país.

Também a rede de supermercados Jumbo lançou, em 2018, uma campanha em Amesterdão com o mote “Waste is Delicious (“Restos são uma Delícia”) em parceria com 18 empresas. Através de alimentos que iriam parar ao lixo, a cadeia passou a disponibilizar cerveja feita com pão duro, sidra com maçãs quase passadas ou sopa de cenouras feias, segundo o Jornal Globo.

A cerveja Sovina 500 Cherry Sour nasce através de uma parceria com a Too Good To Go que permite a marcas e estabelecimentos parceiros combater o desperdício alimentar, vendendo-lhes o seu excedente alimentar. A nova cerveja Sovina 500 Cherry Sour vai estar disponível na loja online da Sovina e em alguns bares de especialidade.

“Queremos contribuir para um mundo mais consciente e sustentável, e com este apoio da Too Good To Go conseguimos salvar do desperdício algumas caixas de cereja, dando-lhes uma nova vida através de uma cerveja nova. As cerejas foram uma ótima adição, proporcionando um caráter doce e frutado sobre uma base ligeiramente sour”, explica João Fernandes, mestre cervejeiro da Sovina.

Madalena Rugeroni, country manager da Too Good To Go Portugal e Espanha, salienta que “é altamente relevante para a Too Good To Go que também os parceiros estejam alinhados e motivados a encontrar novas formas e soluções de combate ao desperdício alimentar”. “Esta colaboração com a Sovina mostra o que conseguimos quando alinhamos objetivos e necessidades em prol de um bem maior. Uma cerveja cujo sabor é a prova viva que as sinergias que potenciamos nos nossos parceiros são uma das nossas mais-valias”, acrescenta.

A Aldi também está a dar o seu contributo e juntou-se à cervejeira Aldeana, marca nascida no Montijo, para produzir a nova Bread Beer. Nesta cerveja desenvolvida exclusivamente para a Aldi Portugal, os maltes habituais foram substituídos pelas sobras de pão. A Bread Beer foi lançada esta terça-feira e está à venda com unidades limitadas nas lojas Aldi em todo o país.

“No início do ano aderimos ao movimento Unidos contra o Desperdício pois sabemos que o desperdício alimentar é um problema de todos e que a união faz a força. Estamos muito contentes por ter ganho o nosso parceiro comercial, a Aldeana, para este movimento e ter conseguido implementar, em conjunto, este projeto. Através do lançamento da Bread Beer, queremos continuar a sensibilizar os consumidores e desafiar os nossos clientes a serem criativos quanto ao reaproveitamento dos excedentes alimentares”, acrescenta Elke Muranyi, corporate responsability director da Aldi Portugal.

 

Miguel Cáceres, cervejeiro e fundador da Aldeana, aceitou “o desafio que a Aldi” lhe propôs com “grande entusiasmo”. “Aproveitámos as sobras de pão das suas lojas e criámos uma cerveja mais sustentável, através da substituição de parte dos nossos maltes habituais. O resultado foi uma cerveja âmbar, distinta, mas descomplicada, marcada por notas de cereal, caramelo e tostado. Uma cerveja consciente que contribui para o combate ao desperdício alimentar. Haverá melhor forma de ajudar nesta luta?”, questiona em jeito de conclusão.

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