Ganhos da Jerónimo Martins e da Galp Energia dão gás à bolsa de Lisboa

A bolsa de Lisboa prolongou os ganhos da última sessão, em linha com a generalidade das praças europeias. Subidas de mais de 1% da Jerónimo Martins e da Galp Energia puxaram pelo PSI-20.

Lisboa prolongou ganhos da última sessão, em linha com a generalidade das praças europeias. A dar “gás” ao desempenho da praça nacional estiveram os ganhos de mais de 1% da Jerónimo Martins e da Galp Energia.

Pelo “Velho Continente”, o Stoxx 600 valorizou 0,4%, no dia em que abriu a sessão com um novo recorde, enquanto o alemão DAX ganhou 0,3%, o francês CAC-40 subiu 0,5%, ao passo que o espanhol IBEX-35 e o britânico FTSE 100 valorizaram 0,8%, com este último a atingir máximos de fevereiro do ano passado.

Lisboa acompanhou os ganhos ligeiros da generalidade das praças europeias. O PSI-20 somou 0,58% para 5.182,920 pontos, com 10 das 18 cotadas em terreno positivo, três inalteradas e cinco no “vermelho”,

A puxar pelo desempenho positivo do índice de referência nacional, estiveram os “pesos-pesados” Jerónimo Martins e a Galp Energia. Os títulos da retalhista dona do Pingo Doce avançaram 1,57% para 17,48 euros, ao passo que as ações da empresa liderada por Andy Brow ganharam 1,22% para 8,60 euros.

A petrolífera está, deste modo, a contrariar a queda das cotações de petróleo nos mercados internacionais. O Brent, de referência europeia, recua 1,18% para os 69,81 dólares, ao passo que o WTI desvaloriza 1,22% para os 67,46 dólares, em Nova Iorque.

Ainda pelo setor energético, e com ganhos menos expressivos, a EDP Renováveis somou 0,58% para os 20,72 euros, ao passo que a “casa mãe” valorizou 0,09% para 4.5210 euros. Já a REN subiu 0,21% para 2,40 euros.

Nota positiva ainda para a Sonae SGPS, cujos títulos avançaram 1,13% para 84,95 cêntimos.

Em contraciclo, entre as cincos cotadas que fecharam a sessão em terreno negativo, destacam-se os CTT e o BCP. Os títulos da empresa de correios perderam 0,45% para 4,39 euros. Esta é a terceira sessão consecutiva de perdas para a empresa, num movimento de correção depois de terem disparado 8% na sexta-feira na sequência da divulgação de resultados ao mercado. Já as ações do banco liderado por Miguel Maya caíram 0,24% para 12,47 cêntimos por ação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ganhos da Jerónimo Martins e da Galp Energia dão gás à bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião