5 estratégias para conseguir desligar do trabalho durante as férias

Quantas vezes deu por si a desfrutar da praia e de repente lembrar-se do seu trabalho? Segundo um estudo da Randstad, há cinco dicas que podem ajudar a evitar situações desse género.

Agosto é geralmente sinónimo de férias em Portugal, porém, desligar-se do trabalho, mesmo em alturas de pleno lazer, não é fácil e varia de pessoa para pessoa. Uma situação que é exposta num recente estudo de uma recrutadora, onde é revelado que 71,2% dos profissionais necessitam de pelo menos seis dias para desconectar-se totalmente do trabalho. Para tornar o processo de desligar-se da esfera laboral de uma maneira mais eficiente, a investigação deixa também à consideração cinco dicas que o podem ajudar nesse sentido.

“A nossa experiência mostra-nos que quem consegue realmente desligar durante as férias, acaba por ter um regresso ao trabalho muito positivo. Além de mostrarem um maior nível de atividade, os profissionais conseguem também trazer ideias e planos novos, mostrando-se mais bem preparados para o futuro”, também deve ser as atividades (fora do trabalho) que mais gostamos de fazer, seja sozinhos ou acompanhados”, refere Mariana Canto e Castro, diretora de recursos humanos da Randstad, acrescentando também que “o aproveitar devidamente as férias também é importante para a nossa saúde mental, afinal o nosso cérebro precisa de outros estímulos e o nosso foco também deve ser as atividades (fora do trabalho) que mais gostamos de fazer, seja sozinhos ou acompanhados”.

Todavia, para obter um descanso na sua plenitude durante as férias e garantir assim uma boa saúde mental, o estudo em questão divulga ainda cinco dicas que permitirão desligar-se do trabalho mais facilmente:

  • Deixar o trabalho finalizado e coordenar as tarefas em curso: É importante que nos dias que antecedem o início das férias, todo o trabalho fique feito para que não lhe liguem enquanto descansa por algo que ficou por fazer. Coloque a par quem de direito sobre as tarefas em curso e o que é necessário fazer ou quem contactar durante a sua ausência. Atenção que isto deve servir para o ajudar e não para deixar com um colega trabalho que poderia ter sido feito por si.
  • Avisar os colegas de que o seu período de férias está prestes a começar e desligue as notificações antes de deixar o seu local de trabalho: Nunca é demais recordar as pessoas que trabalham consigo que se aproxima o seu período de férias. Não se esqueça também de ativar no email o out of office e desligar as notificações antes de deixar o seu local de trabalho, assim não terá a tentação de ficar agarrado ao telemóvel sempre que for notificado de um email ou de uma mensagem no WhatsApp, por exemplo.
  • Determine a sua disponibilidade durante as férias: No caso de tratar de algum tema de trabalho, agende os períodos em que isso acontece para evitar ser contactado em momentos de atividade com a família, por exemplo. Lembre-se que sentir-se obrigado a responder a emails fora do horário de trabalho (férias incluídas) pode ser prejudicial à sua saúde mental.
  • Descanse e dê atenção a quem está consigo durante as férias: Aproveite as férias para fazer atividades ao ar livre. Quando chegar a hora das refeições deixe o telemóvel no bolso, assim será menos provável não dar a devida atenção a quem o acompanha e vai permitir que não exagere na sua ligação ao trabalho.
  • Recomeçar com calma: Antes do regresso ao trabalho, reserve um ou dois dias para recuperar das férias e começar com calma a mentalizar-se sobre os desafios que o esperam quando regressar ao local onde trabalha, permitindo uma transição mais suave entre o fim das férias e o início do trabalho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 estratégias para conseguir desligar do trabalho durante as férias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião