PSI-20 na linha de água em dia de recorde nas bolsas europeias

Quedas do grupo EDP e do BCP penalizam o desempenho do índice de referência nacional. Pela Europa, pan-europeu Stoxx 600 atinge máximos.

A bolsa nacional arrancou o dia a negociar junto da linha de água, oscilando entre ganhos e perdas. A praça lisboeta não é assim contagiada pelo sentimento positivo entre as congéneres europeias, com o índice pan-europeu Stoxx 600 a atingir um recorde. A Galp Energia impulsiona o desempenho nacional, enquanto o grupo EDP e o BCP travam maiores ganhos.

O principal índice de referência nacional, o PSI-20, sobe 0,13% para os 5.159,67 pontos. Entre as 18 cotadas, a maioria arranca o dia a negociar em “terreno” verde.

A liderar os ganhos encontrava-se a Corticeira Amorim, a avançar 1,59% para os 11,50 euros. No entanto, a cotada inverteu a tendência numa questão de minutos, seguindo agora a recuar mais de 1%.

Em “terreno” verde, o destaque vai para a Galp Energia, que soma 0,71% para os 8,556 euros, e para a Jerónimo Martins, que valoriza 0,49% para os 17,29 euros.

Já nas quedas, sobressai o grupo EDP. A subsidiária EDP Renováveis perde 0,58% para os 20,48 euros, enquanto a EDP recua 0,31% para os 4,503 euros. Nota também para o BCP, que cai 0,16% para os 0,1248 euros.

Pela Europa, o dia arranca positivo, com o Stoxx 600 a subir 0,2% para um novo máximo. Olhando para as principais praças, o espanhol IBEX-35 ganha 0,3%, a par com o francês CAC-40. Já o britânico FTSE 100 soma 0,4%, enquanto o alemão DAX avança 0,1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 na linha de água em dia de recorde nas bolsas europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião