Valor das unidades em fundos de investimento atinge máximo desde 2008

  • Lusa
  • 12 Agosto 2021

O valor líquido das unidades de participação emitidas pelos fundos de investimento era, no final de junho, de 31,9 mil milhões de euros, um aumento de 1,4 mil milhões de euros face a março de 2021.

O valor líquido das unidades de participação emitidas pelos fundos de investimento era, no final de junho, de 31,9 mil milhões de euros, o valor mais alto registado desde junho de 2008, disse esta quinta-feira o Banco de Portugal (BdP).

Numa nota, a instituição indicou que se verificou “um aumento de 1,4 mil milhões de euros de unidades de participação emitidas face a março de 2021”, sendo que este aumento “foi principalmente justificado por fundos de obrigações, fundos de ações e fundos mistos, que cresceram 516 milhões de euros, 446 milhões de euros e 418 milhões de euros, respetivamente”.

O BdP referiu ainda que “a subida verificada nestas tipologias de fundos contribuiu para a redução do peso dos fundos imobiliários no total do setor”.

De acordo com a instituição, os particulares são detentores de 53% do total das unidades de participação emitidas e “mantiveram-se como o principal setor investidor em fundos de investimento”, sendo que, “no segundo trimestre de 2021, registou-se um aumento de 1,3 mil milhões de euros na carteira dos particulares, o que contribuiu para um aumento de 4,2 mil milhões de euros face ao período homólogo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Valor das unidades em fundos de investimento atinge máximo desde 2008

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião