Economia estabiliza na semana do levantamento das restrições

Primeira fase do novo plano de desconfinamento, ligado ao critério da vacinação, entrou em vigor na semana passada e resultou numa estabilização da economia portuguesa, segundo o Banco de Portugal.

A economia portuguesa estabilizou na semana passada, apesar do levantamento de restrições da “fase um” do novo plano de desconfinamento, que já tem em conta o critério da vacinação. Segundo o Banco de Portugal (BdP), “o indicador diário de atividade económica (DEI) e a taxa bienal correspondente apresentaram uma estabilização face à semana anterior”.

Os dados desta quinta-feira referem-se à semana que terminou no domingo, 8 de agosto. A primeira semana completa de “fase um” do novo plano de desconfinamento. Com a entrada em vigor no domingo de 1 de agosto, as regras de controlo da pandemia passaram a ser iguais em todo o território continental de Portugal, o teletrabalho deixou de ser obrigatório, acabou o recolher obrigatório noturno, reabriram os bares com regras iguais às dos restaurantes e a generalidade dos estabelecimentos retomou os horários regulares de funcionamento.

Tal resultou somente na estabilização de um indicador económico de alta frequência que mede o pulso à atividade económica em Portugal, e que vinha a cair com o avanço da quarta vaga da pandemia. Tanto a taxa “normal” como a taxa bienal, que faz a comparação com 2019, apresentaram meras estabilizações, segundo o Banco de Portugal.

A explicação para esta estabilização prende-se com diversas razões: “a comparação com a semana homóloga é penalizada pelo facto de, há um ano, o país tinha um nível de desconfinamento superior e com a presença de mais turistas estrangeiros, que ajudaram a impulsionar a economia”, aponta ao ECO o economista chefe do BCP. Por outro lado, “em termos de atividade económica o desconfinamento foi apenas marginal, traduziu-se, sobretudo, na possibilidade de permanência nos restaurantes durante mais horas”, acrescenta José Maria Brandão de Brito.

Evolução do DEI desde o início de 2020:

 

Fonte: Banco de Portugal

Evolução da taxa bienal do DEI:

Fonte: Banco de Portugal

O DEI é um indicador económico de alta frequência, calculado diariamente, mas apenas divulgado pelo Banco de Portugal à quinta-feira, com os dados até ao domingo anterior. O Banco de Portugal incorpora no cálculo do DEI uma série de dados que refletem diversas componentes da economia, como o “tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, consumo de eletricidade e de gás natural, carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes”.

(Notícia atualizada pela última vez às 13h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia estabiliza na semana do levantamento das restrições

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião