Governo cria assistente virtual para simplificar atendimento a consumidores e empresas

  • ECO
  • 12 Agosto 2021

Ideia é "simplificar o atendimento a consumidores e a empresas". Vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, permitindo atendimentos simultâneos e sem fila de espera.

O Governo criou um assistente virtual que permite solicitar permanentemente informações à Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE). Este sistema vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, permitindo atendimentos simultâneos e sem fila de espera.

A ideia é “simplificar o atendimento a consumidores e a empresas”, informa o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública num comunicado. O assistente virtual foi desenvolvido no âmbito do Programa Simplex e vai ser disponibilizado no site da DGAE.

O assistente vai estar acessível através de computador ou telemóvel, permitindo obter “esclarecimentos nas áreas do comércio, serviços e restauração, bem como a temas relacionados com matérias fertilizantes, gestão do sistema de atribuição do Rótulo Ecológico da UE, autorização de introdução no mercado de Novos Produtos do Tabaco e obrigações dos operadores económicos no âmbito do controlo de atividades com substâncias Precursoras de Droga.

A Direção Geral do Consumidor irá igualmente disponibilizar esta ferramenta de atendimento virtual no âmbito dos direitos dos consumidores, encontrando-se já em fase experimental um conjunto de informações sobre conflitos de consumo, meios de resolução alternativa de litígios, garantias dos bens e livro de reclamações, diz o Ministério, no mesmo comunicado.

Apesar de criar este assistente, o Governo salienta que “a existência desta ferramenta não impede, se necessário, um atendimento direto e personalizado, via contacto telefónico ou endereço eletrónico para colocação de questões”.

Citado em comunicado, o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor salienta que esta ferramenta permite “simplificar o trabalho da Administração Pública, colocando-o ao serviço do comércio e serviços e da defesa do consumidor”. “É um mecanismo que funcionará como uma porta de entrada dos operadores económicas e dos consumidores para a obtenção de informação geral sobre inúmeras temáticas”.

Por sua vez, a secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa refere que “o Governo prossegue a trajetória de transformação dos serviços públicos, apostando na proximidade a pessoas e empresas, por via de soluções digitais ou presenciais que respondem às suas necessidades diferenciadas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo cria assistente virtual para simplificar atendimento a consumidores e empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião