De CR7 a Cristina Ferreira, estes são os portugueses mais influentes no Instagram

  • Tiago Lopes
  • 19 Agosto 2021

O Instagram é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos. O ECO mergulhou nos números e diz-lhe quais foram as personalidades com mais interações nos últimos três meses.

As redes sociais continuam a crescer de forma consistente e, por isso, não é de estranhar que qualquer figura pública queira ter uma presença forte e distinta nestas plataformas. Dados do DataReportal mostram que Portugal tem mais de 8,5 milhões de utilizadores de internet, dos quais 7,8 milhões têm uma presença nas várias redes sociais, 76,6% dos habitantes do país.

Comparando com 2020, em apenas um ano, houve um crescimento de 11,4% do número de pessoas que utilizam redes socais em Portugal. O mesmo site refere que, em média, os portugueses passam 2 horas e 18 minutos por dia nas redes sociais.

O Instagram é uma das redes sociais que tem conquistado mais adeptos em todo o mundo e Portugal não é exceção. Se, por um lado, o Facebook tem vindo a perder utilizadores em Portugal, o Instagram, rede social que também pertence à empresa de Mark Zuckerberg, tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos.

De acordo com um estudo da Marktest, a rede social que vive das fotografias está a crescer de forma consistente em Portugal desde 2017. Nesse ano, 8,9% dos inquiridos afirmavam que utilizavam esta aplicação com frequência. Três anos depois, o número passou para 22,8% das pessoas sondadas no estudo.

Mas quem são as personalidades mais influentes do Instagram “português”? Para obter a resposta, o ECO analisou o desempenho de vários perfis nos últimos três meses. O ranking que aqui se apresenta tem em conta o número de interações que cada conta registou e não o número total de seguidores.

Se tentar adivinhar quem lidera esta lista, é provável que acerte na resposta. Cristiano Ronaldo não bate recordes apenas dentro das quatro linhas e, no Instagram em Portugal, não há ninguém que chegue perto do craque português. São 328 milhões de seguidores. Sim, leu bem: mais de 300 milhões de utilizadores do Instagram querem ficar a par dos posts de “CR7”. Só nos últimos três meses, o craque conseguiu somar mais de 500 milhões de interações.

As duas primeiras posições das personalidades portugueses mais influentes no Instagram são ocupadas por jogadores de futebol. Logo a seguir a Cristiano Ronaldo, ainda que com uma distância bastante grande, surge Bruno Fernandes. O ex-jogador do Sporting transferiu-se para o Manchester United e a sua visibilidade nas redes sociais disparou. O também jogador da seleção nacional é seguido por mais de 5 milhões de pessoas e, nos últimos três meses, conseguiu quase 15 milhões de interações.

A fechar o pódio surge Margarida Corceiro. A atriz e modelo portuguesa, e também namorada do jovem futebolista João Félix, é seguida por mais de 1 milhão de pessoas. Nos últimos três meses, conseguiu 8,55 milhões de interações na sua conta.

Na quarta posição, João Félix, ex-jogador do Benfica, que atualmente joga pelos espanhóis do Atlético de Madrid. Registou mais de 6 milhões de interações só nos últimos três meses. O futebolista é seguido por mais de 4 milhões de pessoas.

Sara Sampaio, ex-“anjo” da marca Victoria’s Secret, ocupa o quinto lugar dos portugueses mais influentes no Instagram. Com mais de 7 milhões de seguidores, a modelo portuguesa destaca-se com interações totais de 5,7 milhões nos últimos três meses.

Cristina Ferreira aparece na sexta posição das personalidades mais influentes, com um total de 5,47 milhões de interações nos últimos três meses. A apresentadora da TVI (e acionista da Media Capital) conta com mais de 1,5 milhões de seguidores na sua conta do Instagram.

Quais são os hotéis mais caros do país? Quem são as personalidades mais influentes no TikTok? E os gestores mais bem pagos da nossa bolsa? De segunda a sexta-feira, todos os dias há um ranking para ver aqui no ECO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De CR7 a Cristina Ferreira, estes são os portugueses mais influentes no Instagram

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião