IGCP avança com troca de dívida para títulos com maturidade até 2037

IGCP vai realizar uma operação de troca de dívida. Pretende trocar títulos com maturidade em 2023 e 2024 por outros que terão de ser reembolsados em 2028 e 2037.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) vai avançar com uma troca de dívida, procurando aliviar os reembolsos que terá de fazer nos próximos anos. Propõe aos investidores que troquem títulos com maturidade em 2023 e 2024 por outros com prazos que chegam a 2037.

“O IGCP vai realizar no próximo dia 25 de agosto de 2021 pelas 10h00 uma oferta de troca” de dívida, revela a agência liderada por Cristina Casalinho, em comunicado.

Pretende recomprar obrigações do Tesouro com maturidade em outubro de 2023 e fevereiro de 2024, oferecendo aos investidores a opção de passarem a ser detentores de dívida portuguesa durante mais alguns anos.

A troca poderá ser feita por obrigações têm maturidade em outubro de 2028 ou por títulos de mais longo prazo, que apenas serão reembolsados por Portugal em abril de 2037.

Nas linhas que o IGCP pretende recomprar há milhares de milhões de euros emitidos. Nas obrigações com maturidade em 2023 o saldo vivo ascende a 12,43 mil milhões de euros, enquanto nos títulos com maturidade em 2024 o valor líquido é de 12,22 mil milhões de euros, segundo dados da Reuters.

Ao fazer esta troca — para a qual não é definido um montante máximo –, a agência liderada por Cristina Casalinho quer empurrar reembolsos de dívida para mais tarde, facilitando a gestão da dívida portuguesa.

Ao empurrar parte da dívida que atinge maturidade nos próximos anos, o IGCP pretende alisar os “picos” de reembolsos, tendo nos últimos anos procurado que o maior “cheque” a pagar anualmente ronde os oito mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IGCP avança com troca de dívida para títulos com maturidade até 2037

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião