DGS e SNS24 só recebem resultados de 1% dos autotestes vendidos

  • ECO
  • 25 Agosto 2021

A DGS recebeu informação sobre o resultado de menos de 1% dos autotestes vendidos nas farmácias e parafarmácias. Comunicação pelos cidadãos não é obrigatória, mas é recomendada.

Desde o início de abril, quando a venda de autotestes à Covid-19 foi permitida ao público, foram vendidos mais de 3,8 milhões de autotestes em farmácias e parafarmácias. No entanto, a DGS e o SNS24 só receberam dos cidadãos os resultados de 0,8% dos testes vendidos, ou seja, 32.906 resultados. A notícia foi avançada pelo Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Ainda que a comunicação dos resultados não seja obrigatória, as autoridades de saúde apontam que essa notificação deve ser feita qualquer que seja o resultado. “Os dados de vigilância epidemiológica permitem monitorizar a evolução da infeção da SARS-CoV-2 no país”, apontam, considerando o autoteste “um instrumento adicional para a deteção precoce dos casos de infeção, contribuindo assim para o controlo das cadeias de transmissão”.

Dos 19.287 resultados reportados através do formulário eletrónico da DGS, apenas 11% foram de casos positivos (2.050). Quanto aos 13.619 resultados comunicados ao SNS24, o Ministério da Saúde indica que não é possível saber o número de casos positivos reportados através desse meio, sabendo-se apenas que resultou, daí, a prescrição de 13.428 testes PCR para confirmação. Estes dados não incluem a venda de autotestes em supermercados e hipermercados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DGS e SNS24 só recebem resultados de 1% dos autotestes vendidos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião