Bolsas europeias abrem em queda e Lisboa acompanha

Bolsa nacional cede pelo segundo dia, mas continua no curso do melhor mês de 2021. BCP, Galp e EDP recuam quase 1% e pressionam PSI-20. Sessão europeia também arrancou no vermelho.

As bolsas europeias registam perdas pelo segundo dia consecutivo e a praça nacional está a acompanhar essa tendência negativa no arranque da sessão desta quinta-feira, com o PSI-20 a ser pressionado pelo BCP, Galp e EDP, que recuam quase 1%.

O principal índice português cede 0,37%, para 5.330,81 pontos, prolongando as quedas verificadas na sessão anterior. Ainda assim, Lisboa continua a caminho do melhor mês do ano, acumulando ganhos de mais de 6% em agosto, o que lhe permite negociar em máximos pré-pandemia.

A sessão europeia também arrancou numa toada mais negativa. O Stoxx 600, o índice que reúne as 600 principais cotadas do Velho Continente, desliza 0,3%, enquanto as perdas nas praças de Madrid, Paris e Frankfurt se situam entre 0,4% e 0,5%.

Por cá, a cair quase 1%, é o BCP que lidera as perdas, com a ação a desvalorizar até aos 0,1296 euros, depois do disparo de 5% na última sessão.

BCP lidera perdas

Não é o único “peso pesado” a pressionar Lisboa, dado que a Galp cede 0,78%, para 8,372 euros, e a EDP recua 0,75%, para 4,642 euros. EDP Renováveis e Jerónimo Martins estão em baixa de 0,46% e 0,14%, respetivamente.

Apenas uma cotada nacional está a remar contra a maré: a Mota-Engil. A construtora nacional avança 0,22% para 1,348 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas europeias abrem em queda e Lisboa acompanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião