Professores, alunos do 3.º ciclo e secundário vão ser testados à Covid-19 no regresso às aulas

O pessoal docente e não docente, bem como os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário vão ser testados, independentemente de estarem vacinados ou não.

O rastreio à Covid-19 que vai ser feito na comunidade escolar, no início do ano letivo 2021/2022, vai incluir os professores e pessoal não docente, mas também alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário, mesmo que estes já tenham sido vacinados. Primeira fase da testagem arranca a 6 de setembro para o pessoal docente e não docente.

Decisão foi tomada tendo em conta o parecer da Direção-Geral da Saúde (DGS), emitido esta quinta-feira. Será o Ministério da Educação, através da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), que “irá operacionalizar a medida em conformidade com as indicações dadas pela autoridade nacional de saúde”, de acordo com o comunicado do Ministério.

Tanto o pessoal docente e não docente, como os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e os do ensino secundário, “independentemente do seu estado vacinal” vão ser testados, “sem prejuízo da realização futura de testes por motivo de investigação de casos, contactos e/ou surtos na comunidade escolar”.

O “processo de testagem, tal como aconteceu no ano letivo passado, irá decorrer de forma faseada, atendendo à capacidade de testagem existente no país, começando pelo pessoal docente e não docente, seguindo-se os alunos do ensino secundário e os do 3.º ciclo”, indica o Ministério. Este é o calendário indicativo:

  • Fase 1 – Pessoal Docente e Não Docente – 6 a 17 de setembro
  • Fase 2 – Alunos do ensino secundário – 20 de setembro a 1 de outubro
  • Fase 3 – Alunos do 3.º ciclo – 4 a 15 de outubro.

De recordar que a vacinação dos adolescentes entre os 12 e os 15 anos começou por ser apenas destinada àqueles com comorbilidades, mas a DGS acabou por fazer a recomendação generalizada para todos nesta faixa etária. A vacinação destes jovens arrancou a 21 de agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Professores, alunos do 3.º ciclo e secundário vão ser testados à Covid-19 no regresso às aulas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião