Hoje nas notícias: Apoios em falta, abono de família e PRR

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Governo só vai mexer no 1.º e 2.º escalões do abono de família. Ainda no plano económico, há cinco mil famílias à espera do apoio extraordinário para os desempregados. No plano empresarial, o fim da isenção do IVA abaixo dos 22 euros está a atrasar as encomendas. A marcar o dia está ainda uma sondagem que aponta que a maioria dos portugueses não acredita que o PRR vai mudar de forma significativa o país.

Governo só vai mexer no 1.º e 2.º escalões do abono de família

O abono para as crianças dos dois escalões de rendimento mais baixos vai subir. A medida, anunciada pelo primeiro-ministro no encerramento do Congresso do PS, permitirá que crianças entre os 3 e os 6 anos que estiverem em condição de pobreza, de pobreza extrema, e que hoje só recebem entre 41 e 50 euros, nos “próximos dois anos chegarão aos 100 euros”. Serão quase meio milhão as crianças que beneficiarão da revisão em alta dos abonos.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Há cinco mil famílias à espera do apoio extraordinário a desempregados

A Segurança Social não está a dar resposta aos pedido de quase cinco mil desempregados. Estas pessoas esperam pelo Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores (AERT) em recurso. Entre falhas informáticas, demasiada afluência de pedidos e processos em análise, a Segurança Social justifica-se, enquanto a instabilidade de quem não tem rendimentos suficientes aumenta.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso condicionado).

Clientes desesperam com encomendas retidas na alfândega

Se a pandemia motivou os consumidores a virar-se para as compras online, estes podem sofrer com esperas longas, de várias semanas e até um mês, pelos produtos que encomendaram. A retenção dos produtos na alfândega tornou-se ainda mais grave desde o fim da isenção do IVA nas compras extracomunitárias (fora da União Europeia) até 22 euros, que está em vigor desde julho deste ano.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Sintra vai ter uma fábrica de bolachas de canábis

A empresa canadiana Flowr assinou um contrato de exclusividade com a norte-americana Cookies para o cultivo, produção e venda de bolachas feitas de canábis em Sintra. “Vamos cultivar as mais reconhecidas estirpes de canábis no mundo em Portugal, incluindo Gary Payton, Cereal Milk, Gelatti, Pancakes e Pink Runtz. Tal como fazemos no Canadá, queremos que as nossas operações em Portugal cultivem apenas canábis medicinal ultrapremium”, afirma o CEO Darryl Brooker. Em causa está uma plantação de 25 mil metros quadrados, sendo que Portugal será o ponto de entrada noutros mercados.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (link indisponível).

Maioria dos portugueses desconfia da eficácia do PRR

Quase dois terços os portugueses (64,5%) não acreditam que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) possa mudar de forma significativa o país, de acordo com a sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã/CMTV. Ao mesmo tempo, mais de 60% antecipam que o dinheiro vá beneficiar preferencialmente as ligações ao poder político. Cerca de 20% consideram que o Estado vai ser o maior beneficiário e apenas 3% acreditam que a bazuca europeia vai favorecer os portugueses.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Apoios em falta, abono de família e PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião