Dívida pública cai para 274,6 mil milhões em julho

A descida da dívida pública em julho "refletiu, essencialmente, amortizações de títulos de dívida", explica o Banco de Portugal.

A dívida pública, na ótica de Maastricht (a que interessa a Bruxelas), caiu 2,9 mil milhões de euros em julho para os 274,6 mil milhões de euros, depois de ter atingido um novo máximo no mês anterior, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). “Esta descida refletiu, essencialmente, amortizações de títulos de dívida”, explica a instituição liderada por Mário Centeno.

Já os depósitos das administrações públicas recuaram 1,6 mil milhões de euros no sétimo mês do ano. Retirando estes depósitos, a dívida pública diminuiu 1,3 mil milhões de euros, para 254,7 mil milhões de euros, sinaliza o BdP.

De recordar que em meados do mês de julho, Portugal foi ao mercado recomprar obrigações do Tesouro, dessa vez títulos emitidos em dólares. O IGCP amortizou antecipadamente 1,12 mil milhões de dólares emitidos originalmente em 2014.

“Portugal veio ao mercado comprar 1.124 milhões de dólares da obrigação com cupão de 5,125%, com maturidade em 2024 e que fica agora com um montante disponível de 3.376 milhões de dólares”, apontou na altura Filipe Silva, diretor de investimentos do Banco Carregosa.

Com a redução verificada em julho, a dívida pública voltou assim a ficar abaixo dos 275 mil milhões de euros. De sublinhar que, apesar de o valor atingido em junho ser o mais elevado de sempre, o rácio terminou o segundo trimestre nos 132,8% do PIB, menos do que os 137,2% do PIB no primeiro trimestre.

(Notícia atualizada às 11h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública cai para 274,6 mil milhões em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião