Bial vai comercializar tratamento para Parkinson na UE e Reino Unido

Fármaco está em desenvolvimento clínico na Europa, pelo que a Bial ficará responsável pelo processo de aprovação pelo regulador. Pedido de autorização deve avançar até final de 2021.

A Bial vai trazer mais um tratamento para o Parkinson para os mercados europeus e britânico. A empresa vai comercializar o filme sublingual de apomorfina na União Europeia (UE), Espaço Económico Europeu (EEE) e no Reino Unido, após ter chegado a acordo de licenciamento exclusivo com a norte-americana Sunovion Pharmaceuticals.

Visto que na Europa o tratamento está ainda em fase 3 de desenvolvimento clínico, a Bial será “responsável pelo processo de aprovação e submissão regulamentar, incluindo as interações com a Agência Europeia de Medicamentos”, segundo avançam em comunicado. A empresa prevê avançar com o pedido europeu de Autorização de Introdução no Mercado até ao final deste ano.

Neste acordo, ficou definido que a Sunovion “receberá um pagamento inicial pela concessão da licença, decorrendo futuros pagamentos na sequência do processo de aprovação e comercialização deste medicamento”. A farmacêutica norte-americana vai fornecer a apomorfina sublingual à Bial em todas as dosagens existentes.

Esta parceria reflete o “compromisso com a comunidade de Parkinson e é também um passo importante na nossa estratégia de desenvolvimento e de expansão na Europa”, sublinha António Portela, CEO da Bial, citado em comunicado.

Este fármaco dissolve-se debaixo da língua para o “tratamento agudo e intermitente dos períodos OFF da doença de Parkinson”, isto é, a altura que se caracteriza por um estado de imobilidade dos doentes “com evidência dos habituais sintomas como lentidão dos movimentos, dificuldade na mobilidade e tremor”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bial vai comercializar tratamento para Parkinson na UE e Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião