Portugal já realizou mais de 17 milhões de testes à Covid. Metade dos testes PCR foram pelo privado

Dados cedidos ao ECO revelam que Portugal realizou mais de 17 milhões de testes à Covid. Só em agosto, foram efetuados mais de 1,6 milhões de testes, número abaixo do recorde de julho.

Portugal já realizou mais de 17 milhões de testes à Covid, desde o início da pandemia e até ao final de agosto, segundo os dados cedidos pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) ao ECO. Metade dos testes PCR realizados no país foram feitos em laboratórios privados.

Desde o início da pandemia e até 31 de agosto, foram realizados em Portugal mais de 17 milhões de testes de diagnóstico à Covid-19, entre testes moleculares PCR e testes rápidos de antigénio. Deste total, cerca de 12,89 milhões (aproximadamente 75,6%) dizem respeito a testes PCR, ao passo que os restantes cerca de 4,16 milhões são testes rápidos de antigénio (o que representa 24,4% da fatia total). Importa sublinhar que os autotestes não são aqui considerados, já que não são considerados testes de diagnóstico pela Direção-Geral da Saúde.

No que toca especificamente aos testes PCR, metade foram realizados em laboratórios privados (50,7%), 39% no Serviço Nacional de Saúde e os restantes 10,3% em academia ou outras instituições, revela a entidade liderada por Fernando de Almeida, em resposta ao ECO. Mantém-se assim a tendência verificada desde janeiro deste ano, com os privados a realizarem a maioria dos testes moleculares.

Esta tendência é ainda mais acentuada nos testes rápidos de antigénio, com os privados a representarem 90,6% do total de testes realizados, seguidos pelo SNS (5,9% do total) e pela academia ou outras instituições (0,9%).

Mais de 1,6 milhões de testes feitos em agosto, mas julho continua a ser recorde

Nos últimos meses, Portugal tem aumentado a estratégia de testagem contra a Covid. Só em agosto, foram realizados 1.673.227 testes de diagnóstico à Covid-19 em território nacional, entre testes PCR e testes rápidos de antigénio. Esta fasquia representa uma média diária de 53.975 testes, sendo que 6 de agosto foi o dia com mais testes realizados (84.213 testes), segundo o INSA.

Esta fasquia de mais de 1,6 milhões de testes realizados em agosto, está, portanto, a par e passo com o número alcançado em janeiro deste ano, o segundo mês com mais testes efetuados desde o início da pandemia. Não obstante, encontra-se ligeiramente abaixo do recorde alcançado em julho deste ano, período em que foram realizados mais de dois milhões de testes, com uma média diária de 65.537 testes, segundo a mesma entidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal já realizou mais de 17 milhões de testes à Covid. Metade dos testes PCR foram pelo privado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião