Braga e Cascais disputam título europeu de “cidade inovadora em ascensão”

Há dois municípios portugueses no lote de semifinalistas do prémio que pode render meio milhão de euros. Braga e Cascais enfrentam concorrência espanhola, holandesa, alemã, norueguesa e finlandesa.

Braga e Cascais integram o grupo de semifinalistas do prémio “Cidade inovadora em ascensão na Europa”, uma iniciativa promovida pelo Conselho Europeu de Inovação para destacar o trabalho feito nesta área por municípios com uma população entre 50 mil e 250 mil habitantes.

Selecionadas por um conjunto de especialistas independentes entre um total de 39 candidaturas, as duas cidades portuguesas vão agora disputar este título europeu com Castellón de la Plana (Espanha), Haarlem (Holanda), Leeuwarden (Holanda), Ludwigsburg (Alemanha), Trondheim (Noruega) e Vantaa (Finlândia).

A vencedora tem direito a um prémio de 500 mil euros e será anunciada durante a Cimeira do Conselho Europeu de Inovação, agendada para 24 e 25 de novembro. Antes disso, durante o mês de outubro, os oito semifinalistas nesta categoria, já convidados para o “grupo de cidades pioneiras que ativamente ampliam os limites da inovação urbana”, vão defender as respetivas candidaturas em audiências privadas.

No caso da cidade minhota, a candidatura apresentada pela autarquia liderada por Ricardo Rio (PSD) destaca o hub de inovação tecnológico com o apoio da Startup Braga aos empreendedores de áreas como a economia digital, tecnologias para a saúde e nanotecnologia; a aposta em projetos de inovação com impacto social (Human Power Hub) e ainda as atividades no domínio das media arts.

"É inspirador ver tantas cidades europeias a colocar a inovação no centro das suas estratégias de recuperação e de crescimento.”

Mariya Gabriel

Comissária europeia da inovação

“É inspirador ver tantas cidades europeias a colocar a inovação no centro das suas estratégias de recuperação e de crescimento, depois de um período de tempo tão desafiador”, sublinha a comissária europeia da inovação, Mariya Gabriel, citada numa nota de imprensa.

A responsável de origem búlgara, que acumula também as pastas da investigação, cultura, educação e juventude, diz estar “ansiosa para recompensar os melhores exemplos de como as cidades moldam os ecossistemas locais de inovação para ajudar a Europa a capitalizar a sua excelência científica, inteligência coletiva e criatividade”.

Em 2021, Portugal caiu sete lugares no principal ranking europeu de inovação, figurando agora na 19.ª posição e que corresponde ao penúltimo posto no grupo das economias moderadamente inovadoras. Esta foi mesmo a primeira inversão na trajetória ascendente que o país vinha seguindo desde 2014 no European Innovation Scoreboard.

Nova categoria na “iCapital”

Esta é a primeira vez que o Conselho Europeu de Inovação cria uma categoria específica para as cidades de pequena e média dimensão, no âmbito da iniciativa Capital Europeia da Inovação (“iCapital”), iniciada em 2014 e que este ano conta com 16 finalistas provenientes de dez países. A distinção já foi atribuída a Barcelona, Amesterdão, Paris, Atenas, Nantes e Leuven.

Nesta que é a sétima edição, o prémio principal – no valor de um milhão de euros e destinado a cidades com mais de 250 mil habitantes — vai ser disputado pelas oito semifinalistas já selecionadas: Ancara (Turquia), Bruxelas (Bélgica), Dublin (Irlanda), Dortmund (Alemanha), Istambul (Turquia), Izmir (Turquia), Málaga (Espanha) e Vílnius (Lituânia).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Braga e Cascais disputam título europeu de “cidade inovadora em ascensão”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião