Lacerda Sales sobre uso de máscara: “Além da lei, há sempre o bom senso”

O uso de máscara na rua deverá deixar de ser obrigatório a partir de 12 de setembro. "Para além daquilo que é lei, há sempre o bom senso", sublinha Lacerda Sales.

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, acredita que muitos portugueses vão continuar a usar máscara, mesmo depois de tal deixar de ser uma obrigação. A lei que estabelece o dever de o uso desse tipo de proteção em espaços públicos deverá cair a 12 de setembro, já que, pelo menos, PS e PSD não apoiam a sua prorrogação.

“Para além daquilo que é lei, há sempre o bom senso. Estou convencido que muitos de nós, em determinadas situações, em aglomerados e espaços fechados, vão continuar a usar máscaras durante o próximo período sazonal, o inverno”, disse Lacerda Sales, esta segunda-feira, em declarações aos jornalistas.

Face aos avanços na vacinação contra a Covid-19, o Governo de António Costa já tinha sinalizado a vontade de deixar cair a obrigação de uso de máscara na rua, mas é ao Parlamento (e não ao Executivo) que cabe essa decisão. À TSF, Adão Silva já adiantou que “o PSD, em princípio, tem toda a disponibilidade para que não haja a renovação da lei que torna obrigatório o uso da máscara”. E ao ECO, o grupo parlamentar socialista adiantou que defende a “não obrigatoriedade e que se sigam as recomendações da Direção-Geral da Saúde”.

Ou seja, a partir de 12 de setembro, a obrigação de uso de máscara na rua deverá deixar de se aplicar. Apesar destas posições, os partidos tinham sinalizado que queriam ouvir os peritos da DGS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lacerda Sales sobre uso de máscara: “Além da lei, há sempre o bom senso”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião