Governo já distribuiu mais de 5,6 milhões de vouchers para manuais gratuitos

O Governo já distribuiu pelas famílias mais de 5,6 milhões de vouchers para a aquisição de manuais escolares gratuitos.

O Governo já disponibilizou mais de 5,6 milhões de vouchers através da plataforma MEGA para o levantamento de manuais escolares gratuitos, revelou o Ministério da Educação esta terça-feira, em comunicado.

“Apesar do calendário estabelecido para este ano, foi possível uma antecipação das datas em todos os anos de escolaridade, tendo até ao momento sido disponibilizados mais de 5,6 milhões de vouchers, novos e reutilizados, na plataforma MEGA”, informa a tutela liderada por Tiago Brandão Rodrigues, em nota de imprensa.

Além disso, o Ministério da Educação sublinha ainda que a disponibilização dos manuais escolares “é um processo evolutivo”, que está dependente “dos dados fornecidos pelos estabelecimentos de ensino”. Nesse contexto, o Executivo apela a que os alunos e os encarregados de educação levantem os manuais escolares “assim que fiquem disponíveis”, por forma a evitar “uma concentração de pedidos às livrarias com o aproximar do novo ano letivo”.

Por fim, o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues relembra que os “manuais novos são levantados na livraria escolhida por cada família, ao passo que os manuais reutilizados, cujos vouchers são atribuídos aleatoriamente pela plataforma”, devem ser recolhidos nas escolas que o aluno frequenta. A taxa de reutilização dos manuais esolares rondou os 70% este ano, sublinha ainda a tutela.

Para beneficiar de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de registar-se na plataforma MEGA ou através da app “Edu Rede Escolar”. A partir daqui, terão acesso aos dados escolares dos seus educandos, aos respetivos vouchers para os manuais escolares, bem como à lista das livrarias aderentes, onde poderá ser feito o levantamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo já distribuiu mais de 5,6 milhões de vouchers para manuais gratuitos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião