Zaffino acumula funções de chairman, presidente e CEO da AIG

  • ECO Seguros
  • 12 Setembro 2021

Somando mais de 30 anos de experiência no setor de seguros e resseguro, Peter Zaffino exercerá em simultâneo três cargos de topo no grupo AIG.

Peter Zaffino, que em março último assumiu funções de President e Chief Executive Officer (CEO), liderando em pleno a equipa executiva da AIG, vai acumular o cargo de Chairman of the Board of Directors (presidente do conselho de administração – CA) do American International Group Inc. a partir de 1 de janeiro de 2022.

A ascensão de Zaffino ao posto de chairman da AIG coincidirá com a saída, já anunciada, de Brian Duperreault, atual presidente do CA, que se aposentará no final de 2021. Citado num comunicado da seguradora americana, Duperreault realçou o “papel indispensável” de Zaffino na liderança e recuperação da AIG, bem como o valor da “integridade de caráter e visão estratégica” do seu substituto para o futuro da companhia.

Zaffino, que está na AIG desde julho 2017 e é considerado (nos EUA) o mais bem pago entre os executivos do setor de seguros, exercia como Chief Operating Officer (COO) e liderava a unidade de seguros gerais do grupo quando, em março passado, assumiu responsabilidades como presidente executivo e diretor geral (CEO) da AIG.

Antes de se juntar à AIG, esteve na Marsh & McLennan Companies (MMC) em funções de alto nível na Guy Carpenter e Marsh, empresas que liderou como CEO, respetivamente, desde 2008 e 2011. Antes do grupo MMC Zaffino trabalhou na GE Capital, detalha o perfil do executivo no site da AIG.

Somando mais de 30 anos de experiência no setor de seguros e resseguro, Zaffino acumulará em simultâneo os três cargos de topo no grupo AIG.

Presente em cerca de 80 países, incluindo Portugal, com operações em seguros de Vida, não Vida e soluções de reforma e outros serviços financeiros, a AIG apresentou lucro atribuível de 91 milhões de dólares no segundo trimestre de 2021, um resultado que compara com prejuízos que rondaram 7,94 mil milhões um ano antes, período em que contabilizou perdas financeiras relacionadas com o desinvestimento/venda da Fortitude Holdings.

De acordo com números trimestrais apresentados no início de agosto, o volume bruto de prémios atingiu 9,5 mil milhões de dólares (+12% em variação homóloga) no negócio não Vida, com o valor líquido de prémios a crescer 24%, refletindo 16% nos seguros de particulares e 45% de crescimento em linhas comerciais, reportando ainda melhoria do rácio combinado (indicador de eficiência).

Em julho, a companhia anunciou uma parceria estratégica com a Blackstone, resolvendo as expectativas que se arrastaram durante meses sobre o futuro do negócio Vida e pensões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zaffino acumula funções de chairman, presidente e CEO da AIG

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião