Governo admite sobrecarga na renovação do cartão de cidadão até fim de outubro

  • ECO
  • 15 Setembro 2021

A secretária de Estado da Justiça reconheceu os constrangimentos na renovação do cartão de cidadão e do passaporte, que se irão estender até ao final de outubro em Lisboa, Porto e Algarve.

Renovar o cartão de cidadão continua a não ser uma tarefa fácil. Agora, o Governo admite que o agendamento estará “sobrecarregado até ao final de outubro” em algumas regiões do país, disse a secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso. É mais difícil marcar na Área Metropolitana de Lisboa (AML), Área Metropolitana do Porto e em algumas regiões do Algarve, escreve o Jornal de Notícias (ligação indisponível).

A falta de recursos humanos é um dos fatores que têm contribuído para o atraso na renovação dos cartões do cidadão e no tratamento dos passaportes, de acordo com os sindicatos. Assim, Anabela Pedroso anunciou a abertura de um concurso externo para a contratação de 40 conservadores e 100 oficiais de registo para o Instituo de Registos e Notariado.

Pedroso também frisou que o Governo se tem esforçado por mitigar os constrangimentos provocados pela pandemia: um milhão de cartões do cidadão foram entregues ao domicílio; 1,2 milhões de renovações foram feitas online. Estes mecanismos de renovação e entrega evitaram que 2,2 milhões de pessoas se tivessem de deslocar presencialmente durante a pandemia. Além disso, Governo abriu há um mês o Campus da Justiça para que, aos sábados, das 9h às 15h, os utentes possam ser atendidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo admite sobrecarga na renovação do cartão de cidadão até fim de outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião