Pouco stock faz preço do petróleo disparar quase 3%

O stock de ouro negro caiu para níveis abaixo do esperado, o que está a fazer disparar o preço. Barril de petróleo está a cotar nos 75 dólares.

O preço do barril de petróleo está a valorizar quase 3% esta quarta-feira, depois de terem sido conhecidos dados da indústria que mostraram uma queda acima do esperado no stock da matéria-prima. Além disso, as expectativas apontam para um aumento da procura à medida que os processos de vacinação aumentam em todos os países.

O Brent, negociado em Londres, e que serve de referência às importações nacionais, estão a valorizar 2,85% para 75,70 dólares, enquanto o WTI, cotado no Texas, está a subir 3,21% para 72,72 dólares. São os valores mais altos desde finais de julho e inícios de agosto.

Evolução do preço do barril de Brent

Os stocks de petróleo, gasolina e outros derivados dos Estados Unidos caíram na semana passada, de acordo com fontes citadas pela Reuters, depois de o furacão Ida ter obrigado ao encerramento de várias refinarias. Os stocks de petróleo caíram em 5,4 milhões de barris na semana encerrada a 10 de setembro, acima das previsões, que apontavam para 3,5 milhões de barris.

“O impacto do furacão Ida foi muito maior do que muitos anteciparam e a produção na região do Golfo do México poderá ter dificuldades em ser retomada até que a tempestade tropical Nicholas acabe de prejudicar a zona com chuvas torrenciais”, diz Edward Moya, analista sénior da OANDA.

A tempestade tropical Nicholas moveu-se lentamente pela costa do Golfo esta terça-feira, deixando centenas de milhares de casas e empresas sem energia, embora as refinarias do Texas funcionassem normalmente. Os danos da tempestade aparecem duas semanas depois de o furacão Ida ter abalado uma quantidade significativa da capacidade de refinação da Costa do Golfo.

“A temporada de furacões deste ano tem um impacto muito maior e mais duradouro no balanço global do petróleo do que nos anos anteriores”, diz Tamas Varga, analista de petróleo da corretora de Londres PVM Oil Associates.

A subida dos preços do petróleo também está a ser impulsionada pela Agência Internacional de Energia (IEA), que disse ontem que o aparecimento de mais vacinas ajudaria numa recuperação, depois de uma queda de três meses na procura mundial pela matéria-prima devido à disseminação da variante Delta e às novas restrições.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pouco stock faz preço do petróleo disparar quase 3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião