5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que é anunciada a “libertação total da sociedade”, como chamou o primeiro-ministro à terceira e última fase de desconfinamento, empresários e gestores pensam a Marca Portugal com a AICEP.

À hora a que o Executivo estará a aprovar a terceira fase de desconfinamento, para entrar em vigor a 1 de outubro, o INE e o Banco de Portugal divulgam novos dados sobre as contas públicas. Cá dentro há debate sobre a gestão da Marca Portugal. Lá fora discute-se a sucessão de Merkel.

Conselho de Ministros conclui desconfinamento

Chegou o dia da “libertação total”, como lhe chamou António Costa. Com quase 85% da população com vacinação completa, o Governo deve levantar as últimas restrições, com efeitos a partir de 1 de outubro. Na fase três do desconfinamento, deixam de existir limites máximos para o número de pessoas em grupo no interior dos restaurantes, cafés, pastelarias e em esplanadas, sendo igualmente levantados os limites de lotação para espetáculos culturais e eventos familiares. A reabertura dos bares e discotecas também é quase certa.

INE revela défice do segundo trimestre

O défice orçamental do segundo trimestre é divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), com os economistas ouvidos pela Lusa a anteciparem uma melhoria do saldo, tanto em cadeia como face ao período homólogo. No primeiro trimestre, que coincidiu com o segundo confinamento geral do país devido à pandemia de Covid-19, o défice ascendeu a 5,7% do PIB, atingindo os 2813,1 milhões de euros.

Dados do BdP sobre dívida e apoios à banca

Para esta manhã está também agendada a divulgação de vários dados por parte do Banco de Portugal, a começar pela dívida das administrações públicas em percentagem do PIB, relativa ao segundo trimestre deste ano. As contas financeiras das administrações públicas neste mesmo período de referência e as intervenções para apoio ao sistema financeiro no ano passado são outras publicações a divulgar pela instituição liderada por Mário Centeno.

AICEP recolhe ideias para Marca Portugal

A AICEP organiza uma conferência que visa recolher ideias para a gestão da Marca Portugal, para serem incorporadas no Plano Estratégico que a AICEP vai entregar ao Governo. Entre peritos do mundo académico, empresarial e criativo, vão participar Carlos Coelho (Ivity Brand Corp), Simon Anholt (especialista internacional em marcas de países), Paulo Pereira da Silva (Renova), Nuno Barra (Vista Alegre) e Ricardo Magalhães (Covet Group).

Último debate antes das eleições alemãs

Realiza-se esta noite o último debate televisivo com todos os candidatos às eleições legislativas na Alemanha, agendadas para 26 de setembro. Na corrida à sucessão de Angela Merkel, que abandona o cargo após 16 anos, estão o ministro das Finanças e vice-chanceler social-democrata Olaf Scholz (SPD) – segue à frente nas sondagens –, o conservador Armin Laschet (CDU) e Annalena Baerbock (Verdes).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião