Votaram 20,94% dos eleitores até ao meio-dia, menos do que em 2017

Tinham votado 20,94% dos eleitores até ao meio-dia deste domingo eleitoral. É uma afluência inferior à registada pela mesma hora nas autárquicas de 2017.

Até ao meio-dia deste domingo, tinham votado nestas eleições autárquicas 20,94% dos eleitores recenseados, revelou o Ministério da Administração Interna. É o primeiro indicador provisório da afluência dos portugueses às urnas e está abaixo da afluência de 22,05% registada à mesma hora nas autárquicas de 2017.

As mesas de voto estão abertas desde as 8h00 e só encerram às 20h00. Mais de nove milhões de portugueses são chamados a eleger os órgãos do poder local — câmaras municipais, assembleias municipais e assembleias de freguesia, de onde emanam os presidentes das juntas.

Pelas 17h00, o Ministério da Administração Interna volta a atualizar o indicador de afluência, com a percentagem de eleitores que votaram até às 16h00. Nas autárquicas de 2017, que se realizaram a 1 de outubro desse ano, 44,39% dos eleitores recenseados tinham votado até essa hora.

Há quatro anos, com mais de 9,4 milhões de eleitores inscritos, registaram-se menos de 5,2 milhões de votantes, uma afluência de 54,97%. Ou seja, a abstenção nessas eleições fixou-se em 45,03%.

As eleições autárquicas têm sido as eleições com maior participação dos cidadãos, um facto que pode ser explicado pela proximidade. Este ano, os resultados provisórios só serão conhecidos a partir das 21h00.

(Notícia atualizada pela última vez às 16h47)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Votaram 20,94% dos eleitores até ao meio-dia, menos do que em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião