Do programa aos comentadores, vai ser assim a noite eleitoral nas televisões

  • ECO
  • 26 Setembro 2021

TVI, RTP e SIC planeiam grandes emissões de cobertura eleitoral para a noite deste domingo. Saiba quando começam, quem as comanda e os comentadores que vão estar de serviço.

Sejam eleitores comuns, aspirantes da política ou políticos profissionais, muitos portugueses vão passar a noite eleitoral deste domingo colados aos ecrãs das televisões. As principais estações sabem isso e tentarão capitalizar a oportunidade, na esperança de conquistarem a atenção do maior número possível de portugueses.

No universo da Media Capital, a cobertura eleitoral começa às 18h30 na TVI24 e às 20h00 na TVI. A emissão será conduzida pelos jornalistas José Alberto Carvalho, Pedro Mourinho e Sara Pinto.

O quarto canal promete “divulgar uma grande sondagem que vai mostrar em que partido votariam os portugueses se fossem agora as legislativas”, além de projeções à boca das urnas.

A TVI vai estar em direto “das principais cidades do país, das sedes de campanha e nos locais onde se antecipa uma mudança de cor política” e terá como comentadores Sérgio Sousa Pinto, Manuela Ferreira Leite e Miguel Sousa Tavares. O acompanhamento da noite eleitoral prosseguirá “noite dentro” na TVI24.

Na RTP1 e RTP3, a “grande emissão especial” dedicada às eleições autárquicas arranca pelas 19h00, a uma hora do fecho das urnas. Será conduzida pelos jornalistas José Rodrigues dos Santos, Ana Lourenço e Carlos Daniel.

Às 21h00, o canal público tenciona revelar os resultados de seis sondagens à boca das urnas realizadas pela Universidade Católica em algumas das autarquias politicamente mais relevantes: Lisboa, Porto, Coimbra, Amadora, Almada e Figueira da Foz.

A estação contará com a participação na emissão do diretor do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, Ricardo Ferreira Reis, para ajudar a analisar as primeiras projeções. Promete ainda estar em direto a partir de duas dezenas de concelhos do país e nas sedes partidárias para as primeiras reações às sondagens e resultados eleitorais.

A comentarem os resultados na RTP1 estarão João Soares, Miguel Poiares Maduro, Maria Flor Pedroso e Luísa Meireles.

O Jornal Da Noite da SIC arranca pelas 20h00, mas a emissão especial das autárquicas tem início “oficial” previsto para as 21h00, sob o mote “A Noite que Conta” — as “primeiras grandes eleições no fim da pandemia”.

Nesta “mega operação” televisiva, a SIC e a SIC Notícias “prepararam uma noite especial de cobertura eleitoral” com as “sondagens decisivas, as leituras do que está a acontecer, o melhor tratamento dos resultados e as consequências para o país”.

A comandarem a emissão na estação generalista estarão os jornalistas Rodrigo Guedes de Carvalho, Clara de Sousa e Bento Rodrigues. A comentarem os desenvolvimentos da noite eleitoral vão estar Luís Marques Mendes, Francisco Louçã, José Miguel Júdice e Ana Gomes. A SIC aposta ainda nos comentários do humorista Ricardo Araújo Pereira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Do programa aos comentadores, vai ser assim a noite eleitoral nas televisões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião