“Não me anima a ideia de terminar segundo mandato” sem decisão sobre o novo aeroporto, diz Marcelo

Presidente da República afirma que sem decisão quanto ao novo aeroporto, Portugal "perderá uma oportunidade histórica".

Marcelo Rebelo de Sousa apela a uma decisão rápida na escolha da localização do novo aeroporto da capital, alertando que Portugal poderá “perder uma oportunidade histórica” caso não assuma um papel de liderança. O Chefe de Estado disse ainda que não gostava de terminar o seu segundo mandato sem haver uma decisão tomada quanto à localização do novo aeroporto.

“Todos conhecemos as vicissitudes por que passou” o processo do novo aeroporto, começou por dizer o Presidente da República esta segunda-feira, durante a conferência “Retomar o Crescimento”, organizada pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP). “O novo aeroporto continua a ser um problema urgente”, afirmou, acrescentando que “importa tomar uma decisão”.

“Não me anima a ideia de ver terminado o meu segundo mandato sem que uma matéria que vinha de um mandato anterior tenha sido equacionada, decidida e objeto de execução”, apontou Marcelo.

“Há uma ideia que deve dominar o período imediato da vida nacional: não nos basta recuperar e resistir, é preciso ir mais além. Ou entramos naquilo que é o conjunto dos Estados da UE com papel de alguma liderança, em domínios em que temos aptidão para essa liderança — como o turismo e o digital — ou perderemos uma vez mais uma oportunidade histórica como perdemos ao longo dos séculos“.

O Presidente da República terminou, afirmando que “decisões estruturais não podem ficar dependentes de vicissitudes”.

Presente na mesma conferência esteve o chairman da ANA – Aeroportos de Portugal, que lamentou a demora e os entraves que têm existido na decisão quanto à localização do novo aeroporto, duvidando que a nova estrutura fique pronta antes de 2035 ou 2040.

(Notícia atualizada às 19h21 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Não me anima a ideia de terminar segundo mandato” sem decisão sobre o novo aeroporto, diz Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião