Agricultores podem produzir um terço da energia que precisam a partir do sol

As empresas do setor agrícola têm potencial para produzir cerca de 114 GWh/ano em eletricidade limpa e evitar a emissão de mais de 28 toneladas de CO2, diz a EDP.

Um estudo realizado pela EDP, em parceria com a CAP – Confederação de Agricultores de Portugal, junto de mais de 2.100 empresas do setor agrícola, revelou que estas podem poupar até 40% na eletricidade com energia solar. Para isso, bastaria utilizar cerca de 21 hectares por todo o país, entre terrenos agrícolas, coberturas de edifícios e de parques de estacionamento.

Desta forma, as empresas do setor agrícola analisadas têm potencial para produzir cerca de 114 GWh/ano em eletricidade limpa e evitar a emissão de mais de 28 toneladas de CO2 por ano, refere a EDP em comunicado.

A elétrica celebrou recentemente uma parceria com a CAP – Confederação de Agricultores de Portugal com vista a melhorar a eficiência energética das empresas do setor agrícola. Para realizar o estudo, a EDP analisou os padrões de consumo energético, a distribuição geográfica e as condições de cada terreno para a instalação de painéis solares e calculou o potencial solar do setor agrícola nacional, concluindo que existem já condições para que muitos agricultores possam produzir até um terço da energia de que necessitam a partir desta fonte renovável.

“Para o setor, este é um passo significativo para reduzir a dependência da rede elétrica, podendo representar uma poupança mensal de até 40% com eletricidade. Encontrar formas de controlar os custos com energia e aumentar a produção renovável é cada vez mais importante para o setor, já que desde o final do século passado duplicou a energia elétrica necessária para o ciclo produtivo da agricultura”, refere a EDP no mesmo comunicado.

O próximo passo inclui agora estudos individuais para cada um dos agricultores analisados, que podem optar por investir nas suas próprias centrais ou escolher um modelo em que a gestão e a manutenção são asseguradas pela EDP Comercial, sem necessidade de investimento. Neste primeiro estudo, o período médio de retorno deste investimento é de cerca de seis anos.

Além do setor agrícola, a EDP está a fazer diagnósticos a outros setores de atividade económica, de forma a calcular o potencial solar de cada um deles.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agricultores podem produzir um terço da energia que precisam a partir do sol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião