Há “mais de 4.500 comerciantes” que já aderiram ao IVAucher

O Governo espera que mais comerciantes adiram ao programa nos próximos dias. Mendonça Mendes sublinha que há "milhares de estabelecimentos" espalhados pelo país que aceitam IVAucher.

O IVAucher arrancou esta sexta-feira, sendo que são apenas 4.500 os comerciantes que já aderiram ao programa. Apesar de este número ainda não ser elevado, cada um pode representar vários estabelecimentos: é o caso da Uber Eats, plataforma que conta com sete mil restaurantes, segundo avançou o Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

“Mais de meio milhão de consumidores já aderiram e mais de 4.500 comerciantes, que corresponde a cerca de 20 mil terminais de pagamento onde já está disponível a possibilidade de utilização do benefício”, adiantou Mendonça Mendes, após afixar o selo do IVAucher na livraria Bertrand, para marcar o arranque da fase de utilização. Agora, a expectativa é que “ao longo dos próximos dias vão aderindo mais pessoas ou comerciantes”.

Questionado pela adesão dos comerciantes a este programa, Mendonça Mendes sublinha que 4.500 registos não representam necessariamente 4.500 estabelecimentos: “há um comerciante que tem sete mil restaurantes em todo o país”, exemplifica, referindo-se à plataforma de distribuição de comida Uber Eats.

“Há milhares de estabelecimentos” que aceitam IVAucher, reitera, acrescentando ainda que quando uma cadeia de hotéis ou cadeia de fast food se regista todos estabelecimentos ficam registados”, sendo que as plataformas de compra de bilhetes de espetáculos têm também centenas de espetáculos.

Quanto à identificação dos espaços que aderiram ao IVAucher, para o consumidor, o secretário de Estado diz que existe a possibilidade de haver georreferenciação dos estabelecimentos, mas tal “ainda não está totalmente fechado”. Isto já que os comerciantes podem aderir todos os dias, pelo que seria necessário ter uma plataforma em constante atualização.

Por agora, a forma de identificar os estabelecimentos que já aderiram ao IVAucher é procurar o selo IVAucher nos estabelecimentos de restauração, alojamento e cultura. O saldo acumulado entre junho e agosto pode ser gasto, num desconto de até 50%, entre 1 de outubro e 31 de dezembro, em compras nos setores abrangidos pelo programa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há “mais de 4.500 comerciantes” que já aderiram ao IVAucher

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião