Lisboa confinou bem mais do que Cascais, mostram dados de mobilidade

  • ECO
  • 6 Outubro 2021

Projeto da NOS e da Nova SBE usou dados agregados de utilização dos telemóveis e algoritmos. Segundo estado de emergência foi bem menos severo para lojas e restaurantes.

Quais os setores mais e menos afetados pelo confinamento? E como evoluiu a mobilidade entre o primeiro e o segundo estado de emergência? São duas questões a que um projeto da NOS e da Nova SBE sobre os municípios de Lisboa e Cascais, divulgado esta quarta-feira, dá resposta. Mostra também que na capital o confinamento foi bem maior.

Uma das conclusões que salta à vista é a redução bem menos acentuada na frequência do comércio e restaurantes durante o segundo estado de emergência, que vigorou entre novembro de 2020 e abril de 2021. Segundo o estudo, que recorreu a dados agregados de utilização dos telemóveis analisados através de algoritmos, a quebra na contagem de pessoas em lojas e restaurantes em Lisboa passou de 80% no primeiro estado de emergência para 39% no segundo. Na categoria “comércio”, a redução baixou de 75% para 39%. No “lazer indoor” passou de 73% para 42%.

Em Cascais observou-se uma tendência semelhante. A quebra no comércio passou de 64% para 18%. Nas lojas e restaurantes a evolução foi de 61% para 24% e no lazer indoor, que inclui museus, monumentos, casinos ou cinemas, de 61% para 6%.

Os números evidenciam também que o impacto do confinamento foi maior em Lisboa do que em Cascais. A quebra da contagem de pessoas na capital foi de 65 a 80% durante o primeiro estado de emergência e de 30 a 45% entre novembro de 2020 e abril de 2021. Já em Cascais foi de 45 a 65% entre março e abril de 2020 e de apenas 15 a 25% no segundo estado de emergência.

Os dados mostram ainda que a redução da mobilidade na categoria saúde passou de 72% para 29% em Lisboa e de 56% para 17% em Cascais.

Segundo o comunicado conjunto das duas entidades, o estudo usou dados recolhidos e tratados pela NOS de modo agregado, salvaguardando a privacidade, que foram introduzidos numa plataforma de tratamento de informação. A equipa multidisciplinar da Nova SBE Data Science Knowledge Center desenvolveu os indicadores e algoritmos necessários.

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