Reforço das provisões para créditos em moeda estrangeira vai levar banco polaco do BCP para prejuízos

  • ECO
  • 6 Outubro 2021

Banco polaco controlado pelo BCP reforçou as provisões por causa dos riscos legais relacionados com empréstimos hipotecários em moeda estrangeira. Vai ter prejuízos no trimestre.

O Bank Millennium, banco polaco controlado pelo BCP, decidiu aumentar o valor das provisões para os riscos legais relacionados com empréstimos hipotecários em moeda estrangeira. Neste sentido, alerta que vai ter prejuízos no terceiro trimestre do ano.

“O Conselho de Administração Executivo do Bank Millennium tomou a decisão de constituir, nas contas do terceiro trimestre de 2021, provisões de 451,8 milhões de zlotys para riscos legais relacionados com empréstimos hipotecários em moeda estrangeira originados pelo Bank Millennium”. Estes 451,8 milhões de zlotys equivalem a 99,15 milhões de euros.

Além disso, “serão constituídas provisões adicionais de 74,3 milhões de zlotys para riscos legais relacionados com a carteira de crédito originada pelo Euro Bank, mas sem impacto nos resultados líquidos”, refere em comunicado enviado à CMVM.

Ao todo, a instituição vai constituir provisões no valor de 115,46 milhões de euros por causa destes créditos, o que vai pesar nas contas do banco do terceiro trimestre. “Em resultado deste nível de provisões, e apesar do sólido desempenho operacional, o banco espera um resultado líquido negativo no terceiro trimestre de 2021”, refere.

Decisões judiciais “negativas”

O Bank Millennium diz que as provisões adicionais que agora anuncia “refletem a continuação das tendências negativas nas decisões judiciais, a entrada de novos processos judiciais e as alterações na metodologia de avaliação de risco do banco”.

No final do mês passado o banco polaco do BCP fechou acordos com 4.000 clientes com empréstimos para compra de casa em francos suíços, representando cerca de 8% do total da problemática carteira de crédito hipotecário em moeda estrangeira.

Em junho, o Bank Millennium enfrentava já ações em tribunal de mais de 11 mil clientes (cerca de 22% do total), dos quais 7,9 mil correspondiam a ações individuais e outros 3,3 mil relacionados com uma ação popular.

Além do Bank Millennium, outros bancos do sistema financeiro polaco têm vindo a realizar provisões para se precaverem de eventuais derrotas na justiça por causa dos empréstimos em francos suíços contraídos por milhares de famílias polacas, em 2008, que viram os seus empréstimos agravarem-se quando o franco suíço começou a valorizar face à divisa polaca.

(Notícia atualizada às 18h17 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reforço das provisões para créditos em moeda estrangeira vai levar banco polaco do BCP para prejuízos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião