Descontente com o regresso ao escritório? Saiba como pedir mais flexibilidade ao seu chefe

Ser realista, compreensivo e coerente pode ajudá-lo a conseguir a flexibilidade que tanto deseja no local de trabalho.

Muitas empresas já começaram a fazer a chamada de regresso ao local de trabalho. Com modelos mais ou menos flexíveis, o trabalho híbrido parece ser o regime escolhido pela maioria das companhias, alternando entre trabalho presencial e trabalho no escritório.

Mas, enquanto as empresas finalizam os seus planos de regresso e escolhem os modelo laborais daqui para a frente, alguns profissionais podem estar a pensar qual a melhor forma de expressarem as suas preferências, preocupados com o facto de as suas necessidades puderem não estar a ser tidas em conta pela empresa.

Estudos indicam que uma fatia significativa dos colaboradores prefere manter o regime de teletrabalho ou um modelo mais flexível — um inquérito realizado pela Pessoas by ECO na sua página no LinkedIn dá conta disso mesmo: de um total de 460 respostas, o trabalho remoto recolheu 243 votos, seguido do modelo híbrido com 201, com apenas 16 a optar pelo trabalho ao escritório a tempo inteiro.

Identifica-se com esta situação? Saiba como pode pedir ao seu chefe mais flexibilidade:

1. Explique as suas razões

Se o trabalho remoto ou trabalho híbrido são soluções que o seu empregador não está disposto a oferecer, deve abordar esse benefício como se de “um pedido de aumento de salário se tratasse”. “Explique de forma clara e concisa as razões pelas quais deseja mais flexibilidade, como isso o beneficiará e torná-lo-á um trabalhador mais empenhado e mais feliz”, sugere o Silicon Republic (acesso livre, conteúdo em inglês).

Recorde-se de enumerar compromissos, equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar e as deslocações entre casa e escritório que pouparia, alerta a publicação. Além disso, embora vejamos finalmente a luz ao fundo do túnel relativamente à Covid-19, “ainda é uma preocupação real”. Sejam quais forem os seus motivos, o mais importante é não ter medo de expressá-los.

2. Ofereça provas

“Quando pede um aumento de salário, normalmente fornece uma prova do valor que acrescentou à empresa. Adote a mesma abordagem neste caso, e explique ao seu chefe como o trabalho flexível será realmente benéfico para a empresa também.”

Pode levar consigo alguns números de estudos que demonstram os profissionais conseguem ser tão ou mais produtivos quando trabalham à distância.

3. Seja realista

Dependendo da função que desempenha, pode não ser viável pedir para trabalhar a partir de casa cinco dias por semana. “É importante que seja realista”, tanto em relação ao que vai pedir como ao que vai dar em troca. Tente encontrar um equilíbrio entre a estratégia que melhor funciona para si e a que melhor funciona para o seu gestor e equipa.

4. Ouça a perspetiva dos outros

Muitos gestores e líderes ainda hesitam em mudar para uma estratégia de trabalho flexível, o que pode levar alguns colaboradores a sentirem que não são ouvidos ou consultados pela companhia. “Uma das melhores formas de combater essa hesitação dos gestores é ouvir as suas preocupações e abordá-las de forma a resolverem os problemas”, sugere o Silicon Republic.

“Ser capaz de aliviar algumas das preocupações do seu gestor pode torná-los mais recetivos a permitir uma maior flexibilidade.”

5. Clarifique as expectativas

Se convencer o seu chefe a avançar para um modelo de trabalho mais flexível do que inicialmente tinha considerado, é importante clarificar as expectativas de ambos. “Sem definir claramente os resultados esperados da nova estrutura, mal entendidos podem levar a desilusões e sentimentos de desconfiança.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Descontente com o regresso ao escritório? Saiba como pedir mais flexibilidade ao seu chefe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião