Gasolina premium já está a custar praticamente dois euros por litro

Na BP, a Gasolina 98 Ultimate está a ser comercializada a 1,999 euros. Ou seja, está a meros 0,1 cêntimos da fasquia dos 2,00 euros.

Mais uma semana, mais uma subida do preço dos combustíveis para novos máximos. Assiste-se a uma escalada nos valores de venda nos postos de abastecimento da generalidade dos produtos petrolíferos, com a gasolina premium a roçar os 2,00 euros por litro, um valor nunca antes visto nas estações de serviço em Portugal.

Perante a forte valorização do petróleo nos mercados internacionais, os preços dos combustíveis têm vindo a subir de forma expressiva. Desde o início do ano que esta tem sido a tendência, um movimento que se acentuou nas últimas semanas. E esta não é exceção, com os valores de venda ao público a registarem aumentos até 3,5 cêntimos por litro no gasóleo e 3 cêntimos por litro na gasolina.

Uma subida que se sente na generalidade dos postos de abastecimento, mas também nos vários tipos de gasóleo e gasolina comercializados. Dos produtos simples aos aditivados, com a gasolina premium a marcar um recorde em alguns dos postos.

Segundo dados do MaisGasolina, em vários dos postos de abastecimento da BP, a Gasolina 98 Ultimate, que a marca diz “combater os efeitos da sujidade”, chegando a permitir “até mais 44 km extra, por depósito”, está a ser comercializada a 1,999 euros. Ou seja, está a meros 0,1 cêntimos da fasquia dos 2,00 euros.

Este valor por litro impressiona, mas é na hora de pagar a conta que ganha maior expressão. Considerando um depósito com uma capacidade de 50 litros, atestar com esta gasolina elevará a fatura para praticamente 100 euros. São 99,95 euros para encher o tanque de um automóvel comum.

Preços em máximos de 2012

A gasolina premium está prestes a passar uma fasquia nunca antes superada, mas todos os produtos petrolíferos estão agora mais caros após semanas consecutivas de aumentos.

No caso da gasolina, ainda que preço médio ronde os 1,77 euros, tendo em conta os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), nas “bombas” o valor mais habitual é de 1,82 euros. Olhando para o diesel, que continua a ser o combustível mais utilizado pelos consumidores nacionais, cada litro está a ser comercializado com valores em torno de 1,65 euros. Tanto num caso como no outro, estes são valores máximos de 2012.

Os valores pagos pelos consumidores nos postos nacionais são dos mais elevados da União Europeia. Segundo o último relatório semanal da Comissão Europeia, Portugal tem o sétimo gasóleo mais caro da UE. No caso da gasolina ocupa a sexta posição entre os 27 países.

O Governo aprovou recentemente uma lei que lhe permite intervir nas margens dos comercializadores de combustíveis, mas a maior “fatia” do que o que os consumidores pagam na “bomba” continua a ser para impostos. Entre ISP, taxa de carbono e IVA, mais de 60% do valor de cada litro vai para o Estado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasolina premium já está a custar praticamente dois euros por litro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião