Lufthansa devolve 1,5 mil milhões de euros em ajuda estatal após aumento de capital

A companhia aérea alemã tem também em vista conseguir reembolsar integralmente a segunda parcela do apoio recebido até o final deste ano. 

A Lufthansa reembolsou 1,5 mil milhões de euros em ajuda estatal, depois de ter concluído um aumento de capital de 2,16 mil milhões de euros. A companhia aérea alemã fez assim a devolução da primeira das duas tranches de capital híbrido, que tinha recebido no ano passado, com os lucros obtidos da operação.

A companhia aérea está a pagar uma grande parte dos fundos “antes do esperado”, mostrando estar “cada vez mais confiante no futuro”, segundo apontou o presidente executivo da empresa, Carsten Spohr, citado pela Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Com o otimismo face à recuperação, a empresa tem também em vista conseguir reembolsar integralmente a segunda parcela do apoio recebido, no valor de mil milhões de euros, até o final deste ano.

A Lufthansa recebeu no ano passado um resgate do governo de nove mil milhões de euros para conseguir “sobreviver” à pandemia, que resultou na aquisição de 15% das ações da Lufthansa pelo Fundo de Estabilização Económica do Estado alemão, participação que foi entretanto reduzida. O fundo comprometeu-se a não vender nenhuma ação nos próximos seis meses, mas deverá aliená-las completamente nos 24 meses após o aumento de capital, se a companhia aérea cumprir as exigências contratuais, nomeadamente pagar as duas tranches de participação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lufthansa devolve 1,5 mil milhões de euros em ajuda estatal após aumento de capital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião