Trajetória projetada antes da Covid-19 deve ser atingida no final de 2023, diz Centeno

  • Joana Abrantes Gomes
  • 11 Outubro 2021

Mário Centeno sublinha, ainda assim, que as próximas decisões políticas devem ser "consistentes" com a projeção, devido às dívidas "muito mais elevadas" e ao emprego que "ainda está por recuperar".

“A trajetória [de crescimento da economia] projetada antes da pandemia de Covid-19 deverá ser atingida pelo final de 2023”. A afirmação é do governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, que ressalva, ainda assim, a necessidade de as próximas decisões políticas serem “consistentes” com a projeção.

Para o ex-ministro das Finanças, que falava esta segunda-feira numa videoconferência sobre estabilidade financeira, a confirmarem-se as previsões, estas são “excelentes notícias”. “Será algo nunca antes visto”, atirou.

Centeno considera que “não haverá uma perda económica permanente em resultado da crise, mesmo que com uma composição produtiva diferente”. “É uma afirmação forte, eu sei, e que requer políticas consistentes e estáveis”, atirou.

“Não há razão para sermos complacentes com os bons resultados”, alertou o governador do Banco de Portugal, salientando que o que se exige agora é que as próximas decisões políticas sejam consistentes com as projeções, devido às dívidas “muito mais elevadas”, ao emprego que “ainda está por recuperar” e “com muitas reafetações em curso”. “Só na Zona Euro, faltam quatro milhões de empregos e temos hoje mais 1,4 milhões de desempregados do que antes da crise [pandémica]”, lembrou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trajetória projetada antes da Covid-19 deve ser atingida no final de 2023, diz Centeno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião