Bolsa italiana vai ter índice ESG com 40 empresas

A composição do novo índice MIB ESG, selecionada com base nos critérios ambientais, sociais e de governo societário, vai ser revista trimestralmente.

A Borsa Italiana vai agora contar com um índice que identifica as principais empresas do país com as melhores práticas ESG, isto é, ambientais, sociais e de governo societário. O índice, anunciado esta segunda-feira pela Euronext, que é também dona da bolsa de Lisboa, será apelidado de MIB ESG.

O MIB ESG é o segundo índice nacional ESG da Euronext, depois do lançamento do francês CAC40, em março de 2021. O índice vai combinar o desempenho económico com os critérios ESG, “em linha com os princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas”, segundo explica a Euronext, em comunicado, sendo que a composição do índice será baseada em avaliações realizadas pela V.E, que faz parte da Moody’s ESG Solutions.

Serão 40 empresas abrangidas neste índice, selecionadas a partir de um grupo composto pelas 60 empresas italianas mais líquidas, que exclui aquelas envolvidas em atividades incompatíveis com o investimento ESG. A composição do índice vai ser revista trimestralmente, para integrar empresas cujo desempenho ESG melhorou desde a avaliação anterior.

Este índice é uma “contribuição crítica para uma procura crescente por ferramentas de investimento sustentáveis de investidores institucionais e privados, e do mercado como um todo”, sinaliza Stéphane Boujnah, CEO e chairman do conselho de administração da Euronext N.V., em comunicado, ao facilitar a adoção de abordagens de investimento ESG pelos investidores italianos e europeus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa italiana vai ter índice ESG com 40 empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião