BE diz que “não há acordo” sobre OE e marca nova reunião com Governo

Depois de reunir com o Governo, o BE afirma que ainda "não há acordo" em torno das bandeiras do partido para o próximo Orçamento do Estado. Está prevista "uma nova reunião" para continuar a negociar.

Depois de reunir com o Governo para negociar o próximo Orçamento do Estado, já depois de conhecida a proposta do Executivo, o Bloco de Esquerda avança que “não há acordo” em torno das bandeiras do partido para 2022. Ainda assim, as partes vão voltar a sentar-se à mesa das negociações. Em comunicado, fonte do partido indica que está prevista “uma nova reunião”.

O Bloco de Esquerda apresentou ao Governo nove propostas em torno de três áreas distintas — trabalho, Saúde e Segurança Social — que pretende que sejam contempladas no OE2022. Mas, numa curta nota após a reunião desta terça-feira com o Governo, fonte oficial afirmou que ainda “não há acordo”.

Segundo o partido, em relação à Segurança Social, nomeadamente no que toca ao fator de sustentabilidade e às carreiras contributivas, “o Governo não trouxe qualquer proposta”.

Já no que toca ao trabalho, os bloquistas referem que o Governo “recusa a reversão de qualquer das cinco regras que o Bloco quer reverter, ficando por medidas simbólicas que não concretizou por escrito”.

Na saúde, o partido liderado por Catarina Martins aguarda “novas redações com eventuais aproximações”.

Neste contexto, o Bloco de Esquerda adianta, porém, que “ficou prevista uma nova reunião”. Ou seja, apesar da falta de acordo, não há desistência do partido de esquerda — pelo menos por agora.

Entretanto, em declarações à Lusa, fonte do Governo garantiu que o Executivo socialista “apresentou avanços em vários domínios”, destacando as áreas do trabalho e da Segurança Social. Mas admitiu também que “há pontos em que subsistem divergências já conhecidas”.

“Vamos continuar a trabalhar. Há novas reuniões previstas”, sublinhou a mesma fonte.

O primeiro-ministro reúne agora com a delegação do PCP, sendo que, para quarta-feira, estão previstas outras reuniões, com o PEV e com o PAN. António Costa já comentou que os partidos têm um “espírito construtivo” nas negociações do OE, mas avisou que “não seria racional” chumbar o documento.

(Notícia atualizada pela última vez às 19h47 com posição do Governo)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BE diz que “não há acordo” sobre OE e marca nova reunião com Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião