Tesla estreia seguro de tarifação comportamental

  • ECO Seguros
  • 19 Outubro 2021

A avaliação dos comportamentos de condução assentam em cinco critérios. Para os melhores condutores, a fatura do seguro poderá baixar entre 20% a 40%.

A Tesla já tem no mercado a sua oferta de seguro baseado no comportamento dos automobilistas, por enquanto apenas disponível para clientes que circulam com veículos da marca no estado do Texas (EUA).

A solução, que ajusta o valor do prémio do seguro em função de dados de condução recolhidos em tempo real, assenta sobretudo na noção de segurança evidenciada pelo condutor. Dependendo de cinco critérios, consoante inconstância dos comportamentos de condução, o valor mensal a pagar pelo seguro poderá variar.

Em regime de utilização do veículo, os cinco elementos críticos que concorrem para a tarifação do seguro Tesla incluem:

  • número de advertências de colisão sinalizadas a cada mil milhas, ou cerca de 1,6 mil quilómetros percorridos (esta métrica contabiliza a frequência de “bips” sonoros de perigo já utilizados em muitos carros novos de muitas marcas);
  • travagens súbitas ou bruscas;
  • mudanças de direção “agressivas” (que junto com as travagens súbitas são calculadas em ‘G’, unidade que mede força de aceleração e desaceleração);
  • respeito pelas distâncias de segurança;
  • número de vezes que o sistema de controlo autónomo é desligado (um automatismo que é registado quando o condutor não está atento em modo de condução semi-autónomo), sendo que este último critério será um dos mais penalizadores na avaliação comportamental do automobilista.

Elon Musk, patrão da marca, lançou em julho do ano passado um desafio a especialistas da ciência atuarial para se juntarem ao projeto Tesla Insurance, afirmando que, com a proposta agora concretizada, cabe ao automobilista escolher quanto paga pelo seguro.

A nova solução vai permitir que os condutores façam poupanças mensais significativas. Cálculos da fabricante automóvel indicam que para os melhores condutores, a fatura do seguro poderá baixar entre 20% a 40%.

A solução da Tesla beneficia de parcerias, com a Liberty Mutual no mercado norte-americano e, na Europa, as seguradoras Allianz e Helvetia são apontadas como potenciais parceiras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tesla estreia seguro de tarifação comportamental

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião