Bloco e Governo ainda não se entenderam. Se nada mudar, partido vota contra OE

Se nada mudar, a Comissão Política do Bloco "proporá à Mesa Nacional a orientação de voto contra a proposta de Orçamento do Estado para 2022".

O Bloco de Esquerda considera que o Governo não fez novas aproximações às propostas apresentadas pelo partido, pelo que a reunião realizada este sábado de manhã terminou sem avanços. O partido deverá propor o voto contra o Orçamento do Estado, se nada mudar, apesar de manter abertura para as negociações até à votação.

“Na reunião desta manhã, o governo não realizou qualquer nova aproximação às nove propostas do Bloco de Esquerda. A manter-se este quadro, a Comissão Política proporá à Mesa Nacional a orientação de voto contra a proposta de Orçamento do Estado para 2022″, adiantou fonte do Bloco de Esquerda, ao ECO.

Ainda assim, o Bloco de Esquerda “comunicou ao Governo que, até à votação na generalidade, estará aberto à negociação”. O partido reuniu esta manhã com o Governo, depois de António Costa ter anunciado várias medidas esta sexta-feira à noite, nomeadamente uma antecipação do aumento extra das pensões, que vai beneficiar pensões até 1.097 euros, as creches gratuitas até 2024 e, no IRS, o aumento do mínimo de existência em 200 euros.

O BE fez chegar ao Governo nove propostas, nas áreas da saúde, segurança social e legislação laboral, para as negociações do OE2022. O Executivo tem tentado fazer avanços no sentido dessas medidas, mas ainda não as concretizou plenamente, segundo considera o partido, que pediu um acordo escrito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloco e Governo ainda não se entenderam. Se nada mudar, partido vota contra OE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião