Governo diz que aumento extra vai beneficiar 2,3 milhões de pensionistas

A ministra Ana Mendes Godinho anunciou este domingo que o aumento extra de 10 euros nas reformas em 2022 vai abranger 2,3 milhões de pensionistas.

O Governo convocou para este domingo uma conferência de imprensa para responder à decisão da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda de votar contra o Orçamento do Estado para 2022, caso não haja mais cedências por parte do Governo.

Na conferência estiveram presentes Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Marta Temido, a ministra da Saúde, e ainda Ana Mendes Godinho, a ministra do Trabalho e da Segurança Social.

Ana Mendes Godinho elencou as principais medidas que estão no Orçamento, nomeadamente o aumento extraordinário das pensões previstos para 2022 e as cedências que entretanto foram feitas para responder às exigências do Bloco e do PCP.

Em vez de um aumento de 10 euros nas pensões a partir de 1 de agosto, o PS e o Governo vão propor que este aumento extraordinário seja antecipado para janeiro de 2022. Além disso, em vez de abranger pensionistas que recebam até 1,5 IAS (658 euros), o aumento extra vai beneficiar pensionistas com reformas até 2,5 IAS, ou seja, 1.097 euros mensais.

Este novo limiar, de 1.097 euros mensais, vai abranger 2,3 milhões de pensionistas, segundo revelou este domingo Ana Mendes Godinho.

Apesar disso, desabafou a ministra do Trabalho, o Governo encontrou uma “total intransigência para conseguir aproximações” com o partido liderado por Catarina Martins.

Mendes Godinho referiu ainda que os gastos com as pensões aumentaram 25% face aos valores de 2015, e que face ao último Orçamento há um acrescimento de despesa de 600 milhões de euros. Mas deu sinais de não quer fazer mais cedências: “Nao podemos pôr em risco a legislatura”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo diz que aumento extra vai beneficiar 2,3 milhões de pensionistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião